Apresentação - Fujama

ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL 
FUNDAÇÃO JARAGUAENSE DE MEIO AMBIENTE - FUJAMA

Rua: João Januário Ayroso, 3.329 - Bairro: São Luis
CEP: 89253-565 -  Jaraguá do Sul - SC
CNPJ: 07.622.131/0001-50
Fone/Fax: (47) 3273-8008
Horário de atendimento:  Recepção/Protocolo: Segunda a sexta-feira, das  7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas
                                    Atendimento técnico: Terça e quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30

E-mail: fujama@fujama.sc.gov.br
 

Missão:

Estabelecer, determinar e implementar ações de preservação, controle e fiscalização para o desenvolvimento municipal com responsabilidade ambiental.
 

Visão:

Ser referência regional em ações ambientais de fiscalização, controle e preservação para o desenvolvimento com responsabilidade.
 

Princípios:
  • Imparcialidade e transparência;
  • Comprometimento com a responsabilidade ambiental;
  • Qualidade no atendimento e na execução dos serviços;
  • Busca constante pela eficiência nas ações;
  • Atualização da informação e do conhecimento.

Atribuições:
  • Cumprir a legislação ambiental, exercendo, o poder de polícia administrativa, controle, licenciamento e fiscalização;
  • Conceder licenciamento ambiental prévio para instalação, operação e ampliação de atividades poluidoras ou perturbadoras do meio ambiente;
  • Estimular e contribuir para a recuperação de áreas degradadas;
  • Capacitar a sociedade para a participação ativa na preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente;
  • Promover, coordenar e executar a educação ambiental através  de palestras, seminários, exposições, eventos, entre outros; 
  • Realizar parcerias com entidades da sociedade civil organizada, comprometidas com as questões ambientais como: empresas, instituições, universidades, ONG’s, associações, entre outros;
  • Realizar ações relacionadas à defesa civil e meio ambiente em conjunto com o Conselho de Defesa Civil (Comdec), o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), e outras entidades;
  • Realizar vistoria e emitir parecer ambiental quando da abertura de empresas;
  • Assessorar a Administração Municipal no que concerne aos aspectos do meio ambiente.

Histórico da Gestão Ambiental Municipal

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - Fujama, foi instituída  pela Lei Complementar nº 041 de 28 de setembro de 2005.

É sucessora dos seguintes órgãos:

- Foi criado em 1950 com a Lei nº 78, de 12 de dezembro, o Departamento de Agropecuária.
 
- Em 1989 com a Lei nº 1.254, de 13 de fevereiro, tornou-se Secretaria de Agropecuária, com as divisões de Agricultura e de Pecuária.
 
- A partir de janeiro de 1993 pela Portaria nº 10, de 29 de janeiro, transformou-se na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
 
- Pela Lei nº 2.220, de 04 de fevereiro de 1997, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente passou a contar com as seguintes divisões: Horto, Jardins, Agropecuária e Meio Ambiente.
 
- Com a reforma da Estrutura Administrativa da Prefeitura realizada em 2000, por meio da Lei nº 2.785, de 22 de dezembro, foi criada a Gerência de Meio Ambiente - GM, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Municipal, com as seguintes unidades subordinadas
 
Divisão de Hortos, Jardins e Limpeza Pública - DHJ, com as unidades subordinadas:
  1. Serviço de Hortos e Cemitérios – SVHC;
  2. Serviços de Jardinagem e Praças – SVHJ;
  3. Serviço de Limpeza Pública – SVLP e
Divisão de Meio Ambiente – DMA, com as unidades subordinadas:
  1. Serviço de Educação Ambiental – SVEA;
  2. Serviço de Análise e Fiscalização Ambiental – SVIS;
  3. Serviço de Controle de Resíduos – SVTR
- A Lei nº 3.169, de 13 de agosto de 2002, reformou a estrutura de Gerência de Meio Ambiente que passou a contar com as seguintes unidades subordinadas: Divisão de Jardinagem, Cemitérios e Limpeza Pública e Divisão de Meio Ambiente.

- Em 01 de outubro de 2005 foi publicada a Lei Complementar 41, de 28 de setembro de 2005, que instituiu a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - Fujama.
 


Mascote Panambi
Panambi: Significa Borboleta no Vocabulário Indígina

 

Símbolo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente

Logo que foi criada a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente foi elaborada a sua logomarca. O seu símbolo deveria ser algo que traduzisse um momento de transformação.
Considerando que as Borboletas simbolizam a busca da verdade, esse símbolo vem significar a realização de um trabalho executado com ética e transparência.
A simbologia adotada nos remete ainda, a renovação, beleza, sensibilidade e leveza com agilidade e liberdade traduzidas em uma borboleta. Beleza e sensibilidade que nos remetem aos aspectos paisagísticos da nossa região. Liberdade que a Instituição necessita para transformar o meio ambiente jaraguaense como exemplo de trabalho em prol da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida de seu povo, para todo o país.
Faz-nos buscar não apenas a aparência, mas a essência, senso de força, trabalho e retidão.
Sua fundamentação encontra-se na sua metamorfose: a crisálida indicando potencialidade e ao sair dela simboliza renovação. Suas cores branca e verde, representam a paz e a calma necessárias para um agir com qualidade, principalmente com visão a longo prazo.
As suas cores não afastam seus inimigos, mas sim os atraem para o trabalho cooperativo e participativo, com responsabilidade socioambiental, demonstrando a sua capacidade de unir, interagir e buscar soluções compatíveis com o momento vivido.
 

Organograma:




 
 

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000