Apresentação - Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel

ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL 
FUNDAÇÃO CULTURAL DE JARAGUÁ DO SUL - FC
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL "EUGÊNIO VICTOR SCHMÖCKEL"

Rua Walter Marquardt, 1725 - Bairro: Barra do Rio Molha
CEP: 89259-700 - Jaraguá do Sul - SC
Telefone: (47) 3275-1300 - (47) 3275-1356
Horário de atendimento: Segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas
E-mail: arquivohistorico@jaraguadosul.sc.gov.br


Histórico

Órgão responsável pela guarda de documentos históricos, como mapas, fotografias, discos, documentos pessoais, correspondências, periódicos, documentos administrativos, entre outros, procurando conservar e resgatar a história local e servir de prova ou testemunho. Criado pela Lei 321 de 12/08/1971 foi estruturado pela Lei nº 1464 de 10 de maio de 1991.
 

Arquivo - conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições públicas e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte de informação ou a natureza dos documentos. (fonte: Diário Oficial da União de 08.01.91 - Lei Federal nº 8.159/1991)


Porém, somente em junho de 1984 é iniciada a organização dos documentos. O Arquivo Municipal primeiramente localizava-se no 2º pavimento da Estação da Rede Ferroviária, na Avenida Getúlio Vargas, Jaraguá do Sul. Em 20 de julho de 1987 passou a ter como sede a Antiga Estação (serviu de depósito de cargas da Rede Ferroviária) junto com o Museu Municipal. Em 1996 deu-se a transferência do acervo para a sede alugada na Rua Ida Bona Rocha, 101. Em julho de 2010 nova transferência de sede, agora para a Rua Walter Marquardt, 1725, em espaço mais amplo e arejado.

Até 2007 o Arquivo Histórico estava vinculado a Secretaria de Educação e Cultura, passando então somente a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

Em 2015 o setor conta com oito funcionários.




Funções e Finalidades
  • Identificar, higienizar, ordenar, descrever e guardar os documentos que se encontram no acervo;
  • Conservar os documentos de acordo com os procedimentos técnicos;
  • Restaurar, quando necessário e/ou solicitado, os documentos históricos do acervo ou da comunidade;
  • Disponibilizar os documentos para pesquisa histórica e científica, consultas administrativas, prova ou testemunho, de acordo com normas estabelecidas;
  • Pesquisar e divulgar a História do Município.
  • Auxiliar a administração municipal da organização de seu acervo, conservação e consulta.

 

Acervo:

O acervo atual do Arquivo Histórico de jaraguá do Sul “Eugênio Victor Schmöckel”, constitui-se de:

Fundos Públicos:
  • Administração Municipal: a partir de 1919
  • Judiciário: Justiça Eleitoral (1957 a 1986), Vara Criminal (1926 a 1996) , Justiça do trabalho (1989)
  • Legislativo: a partir de 1948
 
Fundos Privados:
  • João Lúcio da Costa,
  • Murillo Barreto Azevedo,
  • Eugênio Victor Schmöckel,
  • Jornal do Vale – Flávio José Brugnago,
  • Jornal Jaraguá News – Jane Ochner, entre outros.

Coleção de Dossiês:
  • documentos organizados por assunto, de origens diversas.

Periódicos:
  • Diários Oficiais: da União (1956 a 2003), do Estado (a partir de 1934), da Justiça do Estado (1987 a 2008), do Município ( a partir de 1994),
  • Jornais locais: a partir de 1919,
  • Jornais do interior e exterior,
  • Revistas.

Documentos Iconográficos:
  • Fotografias,
  • Slides,
  • fitas k7,
  • filmes,
  • negativos,
  • negativos de vidro,
  • cartazes.

Documentos Cartográficos:
  • mapas e decalques.

Biblioteca de Apoio:
  • formada por livros e publicações de interesse Histórico e que servem de subsídios para as pesquisas científicas, históricas e genealógicas.


Todo esse material que compõe o acervo do Arquivo soma um total de aproximadamente 5.300 (cinco mil e trezentos) metros lineares de documentos ou ainda 30.000 (trinta mil) caixas de documentos, excetuando, os audiovisuais, mapas e decalques.

Serviços Prestados:
  • Apoio à Administração Pública Municipal;
  • Permite acesso à pesquisa em seu acervo;
  • Emitir certidões e outros documentos comprobatórios.
  • Pesquisa e busca de informações sobre a História do Município;
  • Permite fotocopiar documentos que não estão enquadrados nos cuidados especiais;
  • Realiza digitalização do acervo para facilitar consulta;
  • Orienta a população nos cuidados com seus documentos.

Vale ressaltar que como os documentos são únicos e fazem parte do Patrimônio Histórico Municipal não é permitido seu empréstimo.
 

Como Auxiliar o Arquivo Histórico:
  • Doando ou emprestando documentos históricos;
  • Fornecendo informações de fatos históricos através da História Oral;
  • Preservando os documentos de sua família, entidade ou empresa, preservando desta maneira uma parte da História do Município.
  • Não danificando o patrimônio documental do município.

 



  

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000