Educação Ambiental - Festa Anual das Árvores
O que é a festa anual das árvores?

É a atividade que por força do Decreto Federal 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, substitui o anterior dia nacional da árvore que antes era comemorado todo dia 21 de setembro.

- Art. 1º A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.
- Art. 2º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios
Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal).

Por que foi feita a alteração do dia da árvore para festa anual das árvores?

Considerando que no mês de setembro ocorre, nas regiões Norte e Nordeste, o auge do período de estiagem, diversos pesquisadores observaram a necessidade de regionalizar as comemorações do dia da árvore. Tal análise deve-se ao fato que o plantio realizado no mês de setembro não alcançava o resultado desejado, visto que em setembro (período de seca na região nordeste) não há disponibilidade suficiente de água para o crescimento das espécies arbóreas plantadas, o que não acontece com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que é comemorada na semana com início em 21 de setembro, em que as chuvas começam a partir do final de setembro. Além deste fato foi verificado que um único dia não era suficiente para se fazer as diversas atividades relativas à sensibilização da importância da flora, bem como o seu plantio.
Diante disso se estabeleceu no Brasil uma semana de atividades relacionadas às árvores.

Mas o dia da árvore deixou de existir?

Sim, conforme disposto no Decreto Federal 55.795 que institucionalizou a Festa Anual das Árvores. Portanto, não devemos mais comemorar o dia da árvore, mas sim a semana. É importante ressaltar que nas regiões Norte e Nordeste, em função do regime das chuvas a Festa Anual das Árvores é comemorada na última semana do mês de março, enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é comemorada na semana com início em 21 de setembro. Esta diferença de datas ocorre em função da maior intensidade das chuvas a partir do mês de março nas regiões Norte e Nordeste e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste as chuvas começam a partir do final de setembro.

Faça sua parte para preservar as florestas e recuperar as áreas degradadas.
Não desmate e não derrube árvores sem a devida autorização e orientação dos órgãos ambientais federal, estadual e municipal.
Aproveite a Festa Anual das Árvores para sensibilizar seus vizinhos e plante mudas! Dê preferência às espécies nativas, pois já estão adaptadas ao local.

Vamos realizar nossa Festa Anual das Árvores dentro do período previsto para nossa região Sul, que inicia dia 21 de setembro! Melhor! Comemore o Mês inteiro de setembro, outubro...

Referências:


   
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000