Fundação Cultural - Apresentação

ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL 
FUNDAÇÃO CULTURAL DE JARAGUÁ DO SUL - FC

Avenida Getúlio Vargas, 405 - Bairro: Centro - CEP: 89251-000 - Jaraguá do Sul - SC
Fone/Fax: (47) 2106-8700
Horário de atendimento:  Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e da 13 às 17 horas
E-mail: presidencia.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br



Missão
Coordenar, incentivar, difundir e promover as políticas públicas de cultura de Jaraguá do Sul, interagindo com toda a comunidade, destacando-se o fomento e desenvolvimento de atividades culturais, a conservação e preservação de bens, documentos e edificações históricas.

Histórico
A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul foi criada em 1º de abril de 1985, Lei nº 1016/85, inicialmente estava diretamente ligada a Superintendência de Cultura, vinculada a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, mais tarde Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Hoje atua como autarquia pública. Seu Estatuto foi instituído em 17 de abril de 1985, modificado em 20 de junho de 2008 pelo Decreto nº 6390/2008. Tem por finalidades, entre outras:
  • incentivar, difundir, promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística;
  • conservar, administrar e zelar pelo patrimônio cultural e artístico de Jaraguá do Sul;
  • administrar, organizar, enriquecer o patrimônio dos seguintes órgãos: Museu, Arquivo Histórico, Biblioteca Pública outras instituições que vierem a ser criadas;
  • manter escolas de música e promover cursos nos diversos ramos da arte e da cultura, em todos os graus; promover e patrocinar pesquisas;
  • receber e conceder bolsas de estudo;
  • instituir o regulamento e tombamento artístico, cultural, histórico e paisagístico no município de Jaraguá do Sul.

Para atingir suas finalidades, atualmente a Fundação Cultural é composta pelos setores Administrativo-financeiro, Eventos, Patrimônio Histórico e Resgate Étnico, e ainda mantém os seguintes órgãos: Arquivo Histórico Municipal “Eugênio Victor Schmöckel”, Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa e Museu Histórico Municipal “Emílio da Silva”.

A Fundação Cultural realiza eventos culturais, proporcionando o desenvolvimento de diversas áreas culturais do município: Concurso de Declamação, Música na Praça, Festival Estudantil da Canção, Jaraguá em Dança, Intejs, Feira do Livro, Carnaval, Festival da Canção Sertaneja e Popular, Caravana Cultural.

Festividades de aniversário do município
Durante 30 dias a cidade recebe exposições, lançamentos de obras, shows musicais, apresentações teatrais, eventos artísticos e culturais.

Schützenfest
Em 1989 com o intuito de integrar as sociedades e difundir suas atividades teve início a I Schützenfest – Festa dos Atiradores, sendo promovida em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Fundação Cultural, Associação de Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu. Reúne 24 Sociedades de Caça e Tiro da microrregião (Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá, Guaramirim e Massaranduba). No evento é resgatado a cultura típica germânica e, em especial, o tiro. São realizadas apresentações de bandas, bailes, desfiles, apresentações folclóricas, competições de tiro em diversas modalidades e exposições. O público pode acompanhar esta tradição durante os dez dias de festa.

Apoio às iniciativas e produções culturais
A Fundação Cultural apoia a realização de diversos eventos culturais elaborados pelas mais diferentes entidades de nosso município, tais como: festas de associações de tiro, de tradições alemã e gaúcha, Festival de Formas Animadas, Natal Luz, Festa das Etnias, Festa Italiana, promoções de comunidades religiosas, clubes de serviços, entre outras.

Valorização das etnias
A manutenção, preservação e divulgação dos costumes, danças, comidas, músicas, língua e vestimenta das cinco principais etnias que participaram da colonização e desenvolvimento de Jaraguá do Sul são valorizadas pela Fundação Cultural através de subvenções e apoio nos eventos promovidos pelas entidades étnicas, como: Festa Italiana, Festa das Etnias, Schützenfest, Festa Húngara e Semana da Consciência Negra.

Aniversário de colonização do município
A Fundação Cultural organiza anualmente as festividades de aniversário do município. A sessão cívica que ocorre no dia 25 de julho, data oficial de colonização do município, reveste-se de caráter histórico, homenageando personalidades, entidades e outros, identificando-os com a História da cidade, enaltecendo os fatos históricos e as realizações.

Concurso de declamação
Inicialmente com o nome de Concurso de Declamatória, surgiu em 19/7/1986 o Concurso de Declamação com a finalidade de incentivar o gosto pela poesia, desenvolver o gosto pela leitura e incentivar o surgimento de novos valores na arte de interpretar, com foco dirigido à comunidade escolar. O evento permite a participação de estudantes da pré-escola até universitários e pessoas que já encerraram sua vida escolar.

Música na praça
Iniciado em 1997, que leva ao palco da Praça Angelo Piazera dezenas de bandas locais, regionais e nacionais, proporcionando a comunidade jaraguaense momentos de lazer e descontração. O Projeto tem como objetivo oferecer momento de lazer e entretenimento à comunidade, através de apresentações musicais com bandas da cidade e região no palco da Praça Ângelo Piazera, oferecendo o palco da praça com toda estrutura necessária como sonorização, iluminação, cachê e divulgação para a apresentação destes grupos.

Festival estudantil da canção
Na década de 80 aconteciam os Festivais da Canção Infantil Jaraguaense (Fecija). Em 1997 ocorreu o 1º Festival Estudantil da MPB.

O 1º Festival Infantil da Canção aconteceu em 12/8/2000, com o intuito de promover o intercambio musical entre escolas, possibilitar o surgimento e incentivar talentos musicais, promover o intercâmbio musical nos estabelecimentos de ensino, desenvolver o gosto pela música e proporcionar o lazer artístico e cultural dos estudantes e comunidade.

A partir de 1997 passa a ser Festival Estudantil da Canção e os estudantes competem nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio e Superior. O Festival reúne grande público e muitos já foram os talentos revelados. Tem por objetivo promover o intercâmbio musical entre os estudantes de Jaraguá do Sul, além de incentivar e possibilitar o surgimento de novos talentos. Participam alunos da Educação Básica das redes pública e particular de ensino.

Jaraguá em dança
Através dos Festivais de Dança que foram realizados de 1992 a 1994, dos seminários e cursos de dança, o município e as pessoas envolvidas com a dança propuseram a criação de um evento próprio, diferente dos demais e que tivesse a finalidade de promover e integrar a dança em Jaraguá do Sul. Surge assim em 1995 o 1.º JARAGUÁ EM DANÇA. Em 20 de outubro de 1995 ocorre o lançamento deste primeiro Jaraguá em Dança, com realização em 27 e 28 de outubro daquele ano. Tem como objetivo estimular as formas inovadoras de pesquisa na arte da dança em Jaraguá do Sul, na microrregião do Vale do Itapocu, e demais municípios do Estado; divulgar e incentivar a dança como forma de expressão no meio escolar; e valorizar e incentivar o intercâmbio entre grupos e/ou bailarinos que cultuam a dança. O crescimento deste evento é notório. Na primeira edição, em 1995, o evento contou com a participação de 400 alunos/bailarinos. No ano de 2003, esse número subiu para 1,5 mil participantes. O Jaraguá em Dança inclui apresentações e ensaios abertos realizados nas empresas da cidade. A princípio o Jaraguá em Dança, que é aberto a participação de academias, tinha o caráter competitivo. A partir de 2001 passou a ser mostra, porém com uma banca de jurados que busca, através de sua experiência, avaliar e sugerir possibilidades de crescimento do trabalho.

Integração de teatro estudantil de Jaraguá do Sul (Intejs)
A 1ª Integração do Teatro de Jaraguá do Sul aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 1997. Participam grupos de escolas de Jaraguá do Sul, tendo como objetivo a integração, troca de experiências entre os participantes e capacitação teatral, difundir o teatro nas Unidades Escolares, despertando o gosto pelas artes cênicas e o senso crítico. Aproximadamente 300 crianças, jovens e adolescentes participam deste evento que tem realização anual. São oferecidos também cursos e oficinas de teatro destinados a professores que preparam grupos para a participação na Intejs. Os cursos e oficinas são ministrados por professores que trabalham com as áreas voltadas ao teatro, como: representação, montagem, criação de cenários, maquiagens e outros.

Feira do livro
Em 1975 ocorreu a 1º Feira Intercolegial Estudantil do Livro (Fiel). Com nova denominação e proposta, passa a ser evento anual a partir de 1985, que em conjunto com a Fundação Logosófica, o evento contava com a comercialização de livros, lançamentos de livros, bem como, apresentações de dança, música, contação de histórias e outros. Em 2007 foi realizado a I Feira do Livro de Rua de Jaraguá do Sul, contando com a presença de escritores nacionais e locais, com palestras, sessões de autógrafos.

Carnaval
O carnaval de rua teve grandes momentos na década de 20, mas foi a partir da década de 70 que passou a atrair um público cada vez maior. A tradição carnavalesca de Jaraguá do Sul está crescendo muito ultimamente. A Fundação Cultural tem apoiado os cinco grupos e blocos carnavalescos. Destaque para o grupo Estrela D'Alva criado em 1938 e Bumba meu boi do carnavalesco Manequinha, criado em 1950. Com passar do tempo outros blocos de carnaval foram criados como : ”Em cima da Hora”, ”Samba no Pé” , ”Sem Preconceito”... sendo estes que juntamente com a Estrela D’alva representam o carnaval de Jaraguá do Sul no desfile de Blocos, que a cada ano vem tomando corpo. Além do desfile, shows na praça fazem a alegria dos foliões. A partir 2002 acontece também a escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval, acompanhado com Baile Público Municipal. Também o desfile passou a acontecer na rua Walter Marquardt, terminando com um Baile Municipal, aberto ao público. Durante estes festejos, é reservada uma tarde para o carnaval infantil, uma tarde especial para as crianças, com muitas brincadeiras, desfiles, escolha da melhor fantasia e distribuição de muitos brindes.

O Carnaval de Jaraguá do Sul tem por objetivos: estimular a manutenção e desenvolvimento de hábitos culturais brasileiros, valorizar e incentivar o intercâmbio entre escolas de samba, blocos e/ou grupos que apreciem e desenvolvam a cultura carnavalesca, fomentar o surgimento de novos valores na dança, no artesanato e na música e proporcionar a comunidade em geral momentos de lazer artístico-cultural.

Festival da canção sertaneja e popular
Até a década de 80 acontecia o Fecaja – Festival da Canção Jaraguaense. Tivemos também um edição do Sertanejão em 2002. O 1º Festival Regional da Canção Sertaneja em 1993 aconteceu em 3 etapas, sendo a final no Parque de Eventos. Mais tarde, foi incluída a categoria popular. O Festival acontece, em quatro bairros diferentes ( três eliminatórias e uma final, sendo escolhidos os melhores nas duas catagorias. O Festival da Canção Sertaneja e Popular tem por objetivos: motivar a população para a arte da música mostrando-lhe a importância da mesma como fonte de cultura e lazer, aprimorar e desenvolver a cultura musical, promover o intercâmbio artístico-cultural e revelar novos talentos.

Caravana cultural
Este projeto é um fusão das Noites Culturais e dos antigos “Brincando no Bairro”, onde acontecem diversas apresentações artísticas e culturais de artistas locais, bem como atividades recreativas para as crianças.

As Caravanas Culturais, iniciativa mensal que visa propagar as manifestações culturais e atividades artísticas nos vários bairros da cidade, tendo como público alvo as crianças, que se divertem com diversas brincadeiras, como a piscina de bolinhas, pintura facial, contação de histórias, cama elástica, entre outras. A música e o teatro também têm seu espaço, através de um palco montado num ônibus, chamado carinhosamente de “O Sonhador”, adaptado para receber pequenos espetáculos.

Objetivos: Oportunizar momentos culturais e de recreação em diferentes bairros de Jaraguá do Sul; Incentivar o surgimento de novos talentos artísticos em nossa cidade; Colocar a disposição dos artistas espaços e equipamentos adequados para apresentações; Proporcionar momentos de lazer cultural para os moradores dos bairros; Promover intercâmbio cultural entre artistas/grupos e entre os diversos bairros de nossa cidade; Oportunizar momentos de recreação e brincadeiras para as crianças.

MPB na praça
O projeto iniciou como MPB AO PÔR DO SOL, evento mensal, que acontece em frente ao museu e apresenta para a comunidade músicos locais que interpretam talentos da MPB.

Festival Alternativo
O Festival é um evento que reúne Bandas locais e regionais, é realizado no Parque de Eventos em parceria com a Escola de Música Bicho Grilo.

 

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000