Arquivos


Administração alerta Copel sobre cuidados com linha de transmissão

18/09/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama meio ambiente linha de transmissao copel energia

Para o prefeito, é preciso que os responsáveis pela instalação da linha de transmissão tenham cuidado com o meio ambiente e com os jaraguaenses diretamente afetados pelo projeto.

O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Normando Zitta Junior, representou o prefeito Antídio Lunelli na audiência pública promovida no dia 14, e que discutiu a instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica de Blumenau a Curitiba, e que abrangerá propriedades da região. A audiência pública aconteceu na Scar, com a participação de autoridades e proprietários das terras diretamente afetadas pelo projeto.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é a responsável pela iniciativa, e prevê investimentos de quase R$ 200 milhões na construção de 145 quilômetros de linhas, que abrangem nove municípios catarinenses e paranaenses. Em Jaraguá do Sul, a linha de transmissão terá cerca de 30 quilômetros de extensão.
Normando Zitta Junior levou a mensagem e o pedido do prefeito Lunelli quanto aos cuidados com a obra. “Entendemos que o desenvolvimento econômico necessita de investimentos na energia elétrica, mas  que tudo seja feito com responsabilidade social e ambiental, e que os eventuais danos ambientais ocorridos durante a construção das torres e instalação da linha de transmissão, sejam revertidos para o município”, mencionou. Também pediu à empresa responsável pelas obras que os proprietários de imóveis, sendo a maioria rurais, sejam tratados com respeito e justiça no momento das desapropriações.
O presidente da Fujama destacou ainda que o órgão ambiental de Jaraguá do Sul vai protocolar junto ao Ibama uma carta de intenções para que sejam destinados os recursos das medidas compensatórias desta obra para as unidades de conservação de proteção ambiental, como o Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen e o futuro Monumento Natural Morro Boa Vista.
 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000