Arquivos


Equipe se mobiliza contra o preconceito na amamentação

11/08/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: agentes comunitarias posto saude santa luzia amamentacao agosto dourado

As agentes comunitárias do posto de saúde de Santa Luzia estão promovendo no mês dedicado à amamentação, Agosto Dourado, uma série de ações para evitar o preconceito contra a amamentação. Principalmente quando se trata de amamentar uma criança em local público. A  enfermeira do posto, Daniela Böll, explica que desde o início do mês as agentes envolveram as crianças do pré do CMEI Daniel Carlos Pretti (Santa Luzia), pais, lojistas e os pacientes do posto para refletirem sobre o assunto.

No mural da unidade de saúde, pode-se observar o desenho de uma mãe amamentando um bebê. Ao lado da imagem, o seguinte dizer: “Para alguns essa imagem é indecente. Para essa criança é o momento de se alimentar. E para você, o que é?” As agentes comunitárias explicam que o preconceito ainda existe e se manifesta através de pessoas pedindo para a mãe não amamentar em local público, solicitando para ir a um local mais reservado. Tanto que foi necessária a criação de uma lei para garantir o direito de as mães amamentarem seus filhos nos recintos coletivos dos estabelecimentos comerciais situados no estado de Santa Catarina. É a lei estadual nº 16.396 de 2014.

O trabalho realizado pelas agentes e pela enfermeira da unidade consiste em conversar com as crianças sobre a naturalidade do ato de amamentar, para que o assunto seja discutido em casa e as famílias conversem sobre o tema. Crianças do pré 1 e 2 e pré misto do CMEI Daniel Pretti assistiram a um vídeo sobre amamentação nessa quarta-feira; visitaram, na quinta-feira, uma loja do bairro que expôs em sua vitrine uma manequim amamentando uma boneca (se está exposto na vitrine, é algo natural), e confeccionaram desenhos sobre amamentação na sexta.














 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000