Categorias



CCO promove reunião extraordinária nesta quarta-feira

26/09/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Cultura - Tags: cco

Integrantes da Comissão Central Organizadora da 30ª Schützenfest se reuniram na manhã desta quarta-feira (26), no Pavilhão C do Parque Municipal de Eventos. O objetivo foi avaliar o evento de lançamento da festa – o Schützenbaum –, promovido no dia 15 de setembro, no Centro da cidade. “Não temos dúvida de que foi um grande evento. O Schützenbaum é o termômetro da Schützenfest, se ele for bom, a festa também será. E ele foi ótimo”, resumiu o presidente da CCO, Alcides Pavanello.

Outro assunto tratado foi a organização do “Schützentag in Rio da Luz”, que acontecerá na tarde do próximo sábado (29), a partir das 14 horas, no Salão Barg. É um evento criado para rememorar o dia “fantasia” como menciona um de seus idealizadores – Ademar Frederico Duwe. Segundo ele, foi a forma encontrada pelo grupo da época de demonstrar às autoridades que a Schützenfest poderia ser uma festa de confraternização de muito sucesso.

O presidente da CCO acredita que em torno de 500 pessoas participem da programação, cuja busca de rei (Ademar Duwe) se dará na Rua Eurico Duwe, Casa Rahn (atual Pesque e Pague Alcir) e o desfile seguirá até o Salão Barg, local de realização da primeira edição da Schützenfest, em 1988. “A intenção é manter a mesma ritualística da época, com desfile das sociedades participantes, majestades do tiro, acompanhado de grupos folclóricos e banda típica”, lembra o presidente. “É um evento aberto a todo o público e pretendemos recriar o ambiente do início da nossa Schützenfest, há três décadas”, destaca. 

Outros aspectos como a decoração e a gastronomia serão resgatados. No mesmo evento será realizada homenagem a todos os ex-presidentes das Comissões Centrais Organizadoras – CCO: Balduino Raulino, Leonel Pradi Floriani, Ademar Frederico Duwe, Edelberto Schwanz, Dieter Janssen, Wilson Bruch, Ivan Pilon Torres, Gielead Siewerdt, Ronaldo Trajano Raulino, Marcelo Prochnow, Alcides João Pavanello, Sidnei Marcelo Lopes. 

As 15 sociedades de atiradores de Jaraguá do Sul, Schroeder e Corupá, participarão do evento, junto com as bandas Cia Musical Euterpe (Banda da SCAR) e Musical Melodia. O Comandante do Desfile é Marcos Edilson Minel. Durante o evento, será homenageado o empresário Ademar Frederico Duwe (Rei Benemérito), por ter sido um dos idealizadores da Schützenfest. 

Ainda na reunião desta manhã, foi definida a participação dos integrantes da CCO na plenária desta noite da CDL, onde será tratada especialmente da participação dos lojistas na divulgação da festa e no concurso de vitrines.

O prefeito em exercício, Anderson Kassner, participou da reunião e comentou sobre a intenção de repassar um valor maior para as sociedades de tiro engajadas na organização da festa. Os recursos viriam das sobras da Câmara de Vereadores. No entanto, a Lei Federal do Marco Regulatório (13.019/2014), impede o repasse direto para as entidades.

Por fim, foram abordados assuntos como as licitações da alimentação e dos camarotes. O grupo voltará a se reunir no próximo dia 16 de outubro.







Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000