Arquivos


Censo Agropecuário inicia no dia 1º de outubro

11/09/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: censo agropecuario

Para secretário jaraguaense de Desenvolvimento Rural, levantamento irá atualizar dados que não modificados desde 2006

Acontece em todo o Brasil de 1º de outubro deste ano a 28 de fevereiro de 2018, o Censo Agropecuário promovido pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo território nacional. Há algumas semanas, o chefe do IBGE de Jaraguá do Sul, Marcelo Damásio, se reuniu com representantes da comunidade local para explicar como será a dinâmica do recenseamento.”Será um censo realizado em toda a em todas a parte rural de todos os municípios brasileiros quando será será levantado todo o tipo de produção agropecuária seja de hortaliças, plantas ornamentais, de criação de animais seja para venda ou subsistência”, reiterou o chefe do IBGE. “É importante salientar que toda a informação que será repassada é completamente sigilosa. Ou seja, falou para o recenseador ele registra no dispositivo de coleta e as informações são transformadas em números.

No encontro promovido pelo IBGE foi orientada a criação de uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística para auxiliar nesse trabalho junto aos produtores locais. De acordo com Damásio, os recenseadores estarão definidamente identificados com o colete do IBGE, crachá com foto e alguns dados do cadastro dele como matrícula e munidos de um dispositivo de coleta que se assemelha a um smartphone. “O pessoal da Polícia Militar e da própria da Ouvidoria do Município também estarão orientados em saber se aquela pessoa que está visitando a propriedade rural é ou não é do IBGE”, destacou. Para isso o próprio Instituto irá repassar o nome de todos os recenseadores tão logo eles estejam contratados.

Importância – O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, ressaltou a importância do levantamento para o segmento rural do município. “A importância que o último censo na área agrícola foi feito em 2006. “Nossos dados estão muito desatualizados. Para se ter uma ideia as informações que temos hoje não condizem com a realidade do município. Em 2006 a nossa produção rural era baseada na avicultura e hoje praticamente não temos mais esse segmento, mas sim outros tipos de culturas”.

Peach disse que a Prefeitura fará sua parte para auxiliar na divulgação desse censo que é vital no trabalho feito junto ao setores agrícola e pecuário.“É importantíssimo esses dados do IBGE, principalmente no sentido de transformar essas novas informações em políticas públicas concretas para nosso produtor rural”, destacou.

 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000