Arquivos


Começa o levantamento da fauna do Morro Boa Vista

04/09/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama meio ambiente fauna gato de mato mamiferos aves

Integrando a programação da Festa Anual das Árvores, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente está iniciando o levantamento da fauna no Morro Boa Vista, que tem como objetivo identificar espécies de aves e mamíferos que habitam aquela região. De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, o levantamento dos mamíferos será feito por meio de armadilhas fotográficas. “Trabalho semelhante já foi feito no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, onde foram identificadas 12 espécies de mamíferos, dentre os quais duas inclusas como vulneráveis pelo Ibama, o gato-do-mato-pequeno e o maracajá”, explica o biólogo. 
Já o levantamento de aves acontece por avistamento ou pelo canto. O biólogo Gilberto Ademar Duwe comandará o levantamento das aves na região do Morro Boa Vista e lembra que no ano de 2015, trabalho semelhante foi feito no atual Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, onde foram registradas 113 espécies de aves, incluindo algumas ameaçadas de extinção como o pixoxó (Sporophila frontalis). 
O estudo servirá para futura implantação de uma unidade de conservação na região do Morro Boa Vista.

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES
A Festa Anual das Árvores começou no dia 1º e segue até o dia 30 de setembro, promovida pela Fujama em conjunto com o Samae, e tendo palestras nas escolas, visitas, atividades ao ar livre e ações de divulgação e sensibilização sobre a importância da conservação do meio ambiente. A Festa Anual das Árvores foi criada por meio de Decreto Federal e substitui o Dia Nacional da Árvore que antes era comemorado em 21 de setembro. A data tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

Confira a programação clicando aqui

Animais catalogados no último levantamento de mamíferos

Cachorro-do-mato                                                                                               Irara

















 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000