Categorias



Concluída inspeção nas cooperativas de recicladores credenciadas

23/08/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Meio Ambiente - Tags: concluida inspecao cooperativas recicladores credenciadas jaragua

Uma equipe envolvendo servidores da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) e do Serviço Antônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) concluiu esta semana a inspeção realizada nas seis cooperativas de recicladores credenciadas em Jaraguá do Sul. O fim dessa ação foi anunciado na segunda reunião dos representantes de entidades e órgãos públicos envolvidos sistema de coleta seletiva em Jaraguá do Sul realizada no início da tarde dessa quarta-feira (22), na sala de reuniões da Procuradoria-Geral.

Deliberada na reunião desse grupo de trabalho ocorrida no início de agosto, a inspeção foi realizada com o objetivo de obter um diagnóstico dessas cooperativas para orientá-las nos procedimentos de higiene, segurança, saúde e meio ambiente. De acordo com relato da equipe, as entidades apresentam boas condições gerais, sendo necessários apenas alguns ajustes nas questões de higiene, segurança, saúde e meio ambiente.

Verificou-se, ainda, que essas entidades precisam de orientações nas questões contábeis. Para isso, o Sebrae irá elaborar um cronograma para oferecer aos gestores das cooperativas capacitação e orientação sobre gestão financeira. Inicialmente, os encontros estão previstos para os meses de setembro e outubro, devendo envolver também representantes de duas novas cooperativas interessadas em integrar o sistema de coleta seletiva de Jaraguá do Sul. O objetivo é orientar todas elas a fazerem as adequações necessárias para que possam participar do edital de renovação de cadastro e cadastramento das novas instituições previsto para ser aberto em novembro.

Outros dois informes foram passados na reunião: deverá ir à votação na Câmara de Vereadores nos próximos dias o projeto de lei que faz adequações na Lei 6880, que implantou o Programa de Coleta Seletiva em Jaraguá do Sul; está em andamento o trabalho de notificação dos 32 depósitos clandestinos de material reciclável identificados no município.



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000