Categorias



Prefeitura impulsiona ampliação e instalação de empresas

16/05/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: desenvolvimento economico empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo comemora os resultados que gradativamente estão facilitando a vida de empreendedores e investidores, na criação e ampliação de seus negócios. 
Os primeiros passos que conduzem a um cenário mais positivo foram dados em 2017, em diversas frentes. Passado um ano do início das medidas, que inclui racionalização e desburocratização dos processos e trâmites internos, os resultados começam a aparecer.
“Comemoramos uma evolução, no sentido de tornar a Prefeitura de Jaraguá do Sul um agente facilitador”, declara o diretor de Desenvolvimento Econômico, Neivor Bussolaro.

A arrancada das ações aconteceu em janeiro de 2017, quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passou a disponibilizar atendimento personalizado aos que pretendem abrir uma empresa. Em março de 2017 teve a implantação do Alvará de Licença de Atividades para prestadores de serviço, destinado aos que exercem o ofício no endereço do cliente, dispensando vistorias, alvará emitido pelos Bombeiros e Habite-se. 
Na sequência, em maio de 2017 foi ministrada a capacitação de contadores em relação ao novo Alvará de Licença de Atividades.
Em julho do ano passado, por solicitação do prefeito Antídio Lunelli, foi criado o Grupo Pró-Empresa, com a participação de diversas secretarias. O grupo foi responsável por estudos e implantação de diversas medidas que otimizaram os processos internos de análise.
Do trabalho realizado pelo grupo, vale destacar a criação do Fluxograma de Análise de Pedidos de Viabilidade, que direciona os processos para análise somente nos setores afins. Assim, proporciona maior celeridade na análise. 
Complementando estas iniciativas, desde agosto do ano passado, um servidor foi capacitado para a triagem e pré-verificação de documentos no Protocolo.

Formulário On-line

O ano de 2018 iniciou com o lançamento do Questionário On-line, a partir de fevereiro, para solicitações de alvarás de Licenças de Atividades destinados aos Microempreendedores Individuais (MEIs). Este tipo de formulário preenche automaticamente cinco questionários que precisam ser entregues na Prefeitura. 
Desta forma, não é necessário preencher os mesmos dados diversas vezes e a chance de cometer erros diminui. Também em fevereiro foi realizada a revisão da tabela de atividades econômicas permitidas em escritórios virtuais.

Centro de Inovação

Outra iniciativa bastante aguardada para este ano é a entrega do Centro de Inovação Jaraguá do Sul, com a perspectiva de se desenhar um novo cenário de negócios no Vale do Itapocu. A obra física está praticamente concluída. Segundo o engenheiro responsável pelo equipamento público, Marcelo Gumboski, faltam apenas detalhes de acabamento interno e equipamentos externos. O passo seguinte será a instalação do mobiliário interno. A expectativa é que Jaraguá do Sul passe a gerar uma nova matriz econômica, ligada à tecnologia e inovação.





Celeridade favorece ampliações

“A implantação destas medidas começa a surtir efeito no panorama econômico do município, em que pode-se listar várias ampliações de empresas já instaladas”, ressalta o diretor Bussolaro. Entre os setores produtivos que apostaram na ampliação de seus empreendimentos estão supermercados e hipermercados de grande destaque, assim como indústrias de equipamentos para combustíveis alternativos, na Ilha da Figueira, e de grande porte, no João Pessoa.

Neivor conta que a celeridade no processo de liberação de alvarás  favoreceu a construção de galpões de ampliação de uma empresa na Ilha da Figueira. “Tivemos uma indústria da Ilha da Figueira que cogitou sair de Jaraguá do Sul, mas com a intervenção e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reverteu-se a situação. Agora a empresa irá ampliar seu espaço”, comemora o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Neivor Bussolaro.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000