Categorias



Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será lembrado na Praça

29/11/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Social - Tags: social dia internacional pessoa deficiencia

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que acontece em  3 de dezembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comped, promove o “III Sensibiliza Jaraguá”, neste sábado (2), na Praça Ângelo Piazera, das 9 às 12 horas. O objetivo do evento é sensibilizar a sociedade para a importante luta desta parcela da população jaraguaense em busca de seus direitos como cidadãos. 

O evento pretende  oportunizar  a interação social, possibilitando à sociedade entender a deficiência como um modo de vida, como mais um elemento da diversidade humana, perceber que, antes de tudo, a pessoa com  deficiência é um cidadão com os mesmos direitos que qualquer outro. Entender que a deficiência não está na pessoa e sim na sociedade que não reconhece as diferenças, e acaba criando barreiras que impedem a participação plena das pessoas com deficiência na vida cotidiana. E, finalmente, lembrar que somos todos humanos, suscetíveis a acidentes, envelhecimento  e que não somos seres inatingíveis.

Em vigência desde 2015, a lei Brasileira de Inclusão (LBI – lei n 13.146, de 06 de julho de 2015) propõe desafios e compromissos a toda sociedade com responsabilização legal ao seu descumprimento. Segundo estatísticas do IBGE/2010 – 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

O Comped luta para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos reconhecidos, respeitados e assegurados, por meio da eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, as quais impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.    

O Conselho visa promover a garantia de direitos e o exercício pleno da cidadania das pessoas com deficiência e acredita que se caminha para uma sociedade mais inclusiva e solidária. Entretanto, sabe-se que ainda há muito a se fazer para se alcançar, de fato, uma sociedade que possibilite a  todos a igualdade de oportunidade.

Durante vários momentos do evento serão promovidas diversas apresentações culturais, além de atividades lúdicas que explicitam as dificuldades vividas cotidianamente pelas pessoas com deficiência. Também estarão presentes representantes da Escola de cães-guia Helen Keller, de Balneário Camboriú, que farão demonstrações e explicarão como é possível que pessoas com cegueira consigam um cão-guia. Além disso, um grupo de alunos de uma escola do município irá apresentar um projeto de Iniciação Científica voltado para a acessibilidade.






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000