Categorias



Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio

30/05/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Saúde - Tags:

O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar à população os perigos do uso do tabaco, focando todos os esforços da Saúde Pública para conscientizar a comunidade sobre a importância de controlar a epidemia do tabagismo. O tabagismo, ou hábito de fumar, é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma doença crônica gerada pela dependência e exposição à nicotina. O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular.

Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, número que não para de aumentar.

Além dos danos inquestionáveis que o hábito de fumar causam ao tabagista, basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando lançam em nosso meio ambiente a cada dia.

Em Jaraguá do Sul, várias estratégias vêm sendo desenvolvidas para enfrentar este problema. Um marco importante no combate ao tabagismo foi a promulgação da Lei Municipal nº 5.675, em julho de 2010, que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recintos coletivos, privados ou públicos. Esta lei, por si só, trouxe um importante ganho de qualidade de vida para a nossa comunidade, garantindo o direito da maioria (de não fumantes) de não ter que respirar a fumaça de cigarros em ambientes de uso coletivo.

Outro grande avanço foi a implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que funciona no município desde 2011, ajudando as pessoas a parar de fumar através de avaliações clínicas médicas e sessões de grupo. A metodologia de tratamento utilizada foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desde o início do programa, 212 pessoas já iniciaram o tratamento, que está obtendo um índice de sucesso de 48%, ou seja, a cada 100 pessoas que participam do programa 48 pararam de fumar, índice este considerado muito bom quando comparado a média nacional de 30% de cessação. Qualquer pessoa que tenha o interesse em parar de fumar, pode procurar o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que funciona na Unidade Sanitária Central, localizado à Rua Jorge Czerniewicz, 800 ou entrar em contato através do telefone (47) 2106-8300.

Em relação à data de 31 de maio, e visando reforçar a divulgação das ações que são desenvolvidas junto à comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde vai distribuir em comércios, salas comerciais e escritórios, igrejas e outros estabelecimentos da cidade, cartazes e adesivos da Campanha Municipal contra o Tabagismo. A partir desta distribuição funcionários da Saúde vão solicitar aos proprietários de estabelecimentos que esse material seja afixado em local visível, reforçando assim a importância de NÃO FUMAR naquele local. É através da importante parceria entre o poder público e a comunidade que a cidade poderá se manter cada vez mais saudável.

Fonte: Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000