Arquivos


Ensino da língua alemã inicia na rede municipal nesta segunda-feira

10/08/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: lingua alema escola

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul escolheu como escola-piloto para implantar o projeto de Ensino da Língua Alemã nas Escola Municipais a Escola Henrique Heise, na localidade rural de Rio da Luz II. Além de estar localizada em área tombada como patrimônio nacional cultural e de paisagem, a pequena escola tem poucos alunos e por isso será mais fácil avaliar o projeto, após sua execução, no fim do ano. Os 41 alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, matutinos e vespertinos, receberão aulas de alemão a partir desta segunda-feira (14). No horário da manhã será das 8 às 9h30 e no horário da tarde será das 15h30 às 17 horas, como disciplina obrigatória, no contraturno escolar.

O professor de alemão e coordenador do projeto, Egon Jagnow, da Secretaria de Educação, explica que o objetivo do projeto é preservar a língua alemã como patrimônio, principalmente em regiões onde há predomínio de imigrantes alemães, e para que ainda seja usada nas famílias. Para isso, pais e comunidade também são convidados a aprender e aprimorar a língua. No caso dos adultos, as aulas na região serão dadas às sextas-feiras à noite, das 19 às 20h30.

Jagnow conta que primeiro trabalhará a oralidade com os alunos, aproveitando parte do conhecimento que alguns alunos já têm da língua alemã. As aulas serão semanais, com uma hora e meia de duração, até o fim do ano. O material didático e material de apoio foram doados pelo Goethe Institut, por meio do instituto de Porto Alegre (RS). Após a avaliação do projeto, há a possibilidade de ampliar as aulas de alemão para outras escolas municipais. O professor adianta que há planos para que também haja aulas de italiano em regiões de predomínio de imigrantes da Itália.

Fotos da reunião com pais de alunos da Escola Henrique Heise. Reunião aconteceu na quarta-feira, dia 9 de agosto, na própria escola.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000