Arquivos


Exposição busca prevenir as infecções sexualmente transmissíveis

07/11/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: exposicao interativa estacao prevencao ist infeccoes

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul promove de 8 a 22 de novembro, na Praça Ângelo Piazera, a Estação Prevenção. Uma ação voltada aos alunos do 9º ano e primeiros anos do ensino médio da rede municipal e estadual de Jaraguá que visa prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Trata-se de uma exposição interativa, com cinco estações de informação e vivências sensoriais que promovem o cuidado e a atenção às ISTs. O público em geral também está convidado a conhecer a estação. Os alunos que vão participar terão a prévia autorização dos pais.

O secretário de Saúde, Jonas Schmidt, espera atingir com essa ação cerca de 3.600 alunos da rede pública. A estação é considerada uma continuidade das ações do Programa Saúde e Prevenção na Escola, desenvolvido no município desde 2011, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Estação 1: Laboratório da Informação





















A exposição começa no Laboratório da Informação, um laboratório de ciências com diversos tubos de ensaio, monitores touch-screen, onde um cientista dá um breve histórico do HIV.

Estação 2: Camisinha, não tem desculpa para não usar





















Nesta estação, os alunos aprendem sobre os tipos e usos da camisinha.

Estação 3: Vivendo com HIV






















Neste ambiente os visitantes assistem a vídeos com depoimentos de jovens vivendo com o HIV.

Estação 4: O cupido me flechou e informou





















Com cenografia de balada, um ator com roupa de cupido, faz uma dinâmica com os participantes sobre vulnerabilidades e gerenciamento de risco.

Estação 5: Uma picadinha não dói




















Enfermeiros ilustram como é feito o teste rápido para HIV. O objetivo é desmistificar o teste de HIV. Esclarecimento: NÃO há a possibilidade de realizar o teste no local. A estação 5 serve somente para explicação.

Clique aqui para mais informações sobre a exposição interativa "Estação Prevenção". Para acessar a apresentação, em pdf, basta clicar em "Baixar Arquivo".

 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000