Categorias



Fujama mantém trabalho de replantio da mata ciliar

27/09/2018 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama mata ciliar replantio

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) apresentou o resultado final da programação que envolveu a Festa Anual das Árvores*, com série de eventos no mês de setembro. O destaque, segundo o presidente Normando Zitta Junior, é o trabalho de replantio da mata ciliar que a instituição vem promovendo há um ano e meio. Neste período, houve o plantio de mil mudas em oito mil metros quadrados de área, segundo Zitta, nas margens do Rio Jaraguá, do ribeirão próximo do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Vila Lenzi, de ribeirão do bairro Amizade e do ribeirão Cavalo, sempre em parceria com moradores e estudantes. Um segundo passo da proposta envolve, para o próximo ano, o plantio de mais de 70 mil mudas em cerca de 20 quilômetros de extensão do Rio Itapocu, a partir da Ponte Abdon Batista até a divisa com o município de Corupá.

“As importâncias da mata ciliar são muitas, mas podem ser citadas a garantia da estabilidade das margens, a criação de corredores ecológicos e a filtragem das águas das chuvas. O importante é sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação destas áreas”, explica. Zitta também destacou a série de palestras promovidas pelo setor, a distribuição de mudas e a exposição “Conhecendo a fauna da região", com animais taxidermizados (empalhados), durante o Movimenta Jaraguá, no sábado (22), na Arena e na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), no Parque Municipal de Eventos, de 17 até 21 de setembro. “Durante a Febic, mais de 850 pessoas assinaram o livro de registro de visitação da exposição e, no Movimenta Jaraguá, este número chegou a mais de 2,5 mil”, calcula.

*A Festa Anual das Árvores foi criada por meio de Decreto Federal e substitui o Dia Nacional da Árvore, que antes era comemorado em 21 de setembro. A data tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da país e no bem-estar dos cidadãos.















 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000