Arquivos


Grupo de trabalho sobre Turismo Religioso faz 2ª reunião

13/11/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Turismo - Tags: turismo religioso

Foi discutida a criação de um material de divulgação com informações ao turista, além de estabelecer cronograma dos próximos encontros

Com representantes das igrejas Católica, Evangélica Luterana do Brasil e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ocorreu nesta segunda-feira, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, a segunda reunião sobre Turismo Religioso em Jaraguá do Sul. O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito de Jaraguá do Sul e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Udo Wagner e outros integrantes da pasta.

Como diferencial do primeiro encontro ocorrido em outubro, o grupo discutiu a criação de um material de divulgação, no formato de um folder, com informações sobre rota religiosa jaraguaense com pontos católicos e luteranos. Também foi definida para toda a primeira quarta-feira de cada mês, às 9 horas, como data para reuniões destes representantes, de forma itinerante. A próxima está prevista para 17 de fevereiro de 2018 na Igreja Matriz São Sebastião. Também será criado um grupo da rede social Whatsapp para facilitar a comunicação entre os envolvidos na iniciativa.

De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria, Marcelo Nasato, o principal objetivo do grupo de trabalho é estabelecer novas rotas de turismo religioso no município que já conta com a Rota Padre Aloísio, que envolve a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos e o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barra do Rio Cerro, além da Chiesetta Alpina, no bairro Boa Vista. A pretensão, agora, é ampliar o número de rotas que passem pela cidade.

Recente levantamento feito pelo chefe de Desenvolvimento Turístico da PMJS, Giuliano Berti apontou perto de 30 igrejas das três denominações, que agregam valor histórico, arquitetônico e de manifestações religiosas e que, por isso, podem compor as rotas no município. “Percebemos o entusiasmo dos participantes, por isso, sem dúvida, conseguiremos bons resultados com esta iniciativa”, ressaltou Berti.

Tanto Berti como Nasato asseguram que o empreendimento da rota religiosa tem potencial turístico para Jaraguá do Sul. “Dentro do Estado hoje estamos em segundo lugar em termos de pontos turísticos religiosos mais procurados. A Chiesetta Alpina é a segunda mais procurada de Santa Catarina. Ficamos apenas atrás de Nova Trento, terra de Santa Paulina”, ilustrou o diretor de turismo.

Já Berti não descarta, no futuro, a integração da rota jaraguaense com outros municípios da microrregião. “Até porque temos outros atrativos como o Seminário de Corupá que também é bastante visitado”, lembrou.




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000