Arquivos


Município lança edital para obras em cemitério do Rio da Luz II

04/04/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Geral - Tags: obra cemiterio rio da luz tombamento iphan

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Administração, lançou Edital de Tomada de Preços, do tipo menor preço global, para obras estruturantes de preservação e conservação do Cemitério Rio da Luz II, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As empresas interessadas devem entregar os envelopes até as 13h30 do dia 17 de abril, no Setor de Protocolo da Prefeitura. A abertura acontecerá meia hora depois, na sala de reuniões da Gerência de Licitações e Contratos.

A vencedora do certame ficará responsável pelos serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra, construção de muro de contenção, drenagem pluvial, escada com guarda corpo, corrimão, grades e terraplenagem para regularização de talude em encosta natural, numa área total de 5.077,48 metros quadrados. O valor máximo disponível para a obra é de R$ 184.940,15, de recursos próprios do Município.

O coordenador do Grupo de Trabalho para Gestão e Fiscalização do Termo de Ajuste de Conduta do Rio da Luz, Sidnei Marcelo Lopes, explica que a obra atende ao TAC firmado entre o Município e o Iphan em 2013. A situação em que se encontra o cemitério e a importância histórica dele foram os primeiros itens levados em consideração para a requalificação do espaço. “É um dos cemitérios mais antigos de Jaraguá do Sul” comenta o coordenador, enfatizando que há registros de sepultamentos desde a década de 1890. “Hoje, os cemitérios são espaços de memória, pois ajudam a contar a história da comunidade onde estão inserido”, diz. O Cemitério Rio da Luz II é um exemplar em área rural das antigas colônias alemãs da região, com arquitetura típica da região de imigração.

Devido à existência do Termo de Ajuste de Conduta, em abril de 2017, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli assinou portaria criando o Grupo para acompanhar e agilizar as questões ligadas à região tombada pelo Iphan no Rio da Luz. O TAC prevê o investimento do Município na ordem de R$ 1 milhão, ao longo de dez anos. “Este valor que será aplicado na requalificação do Cemitério é parte do recurso que a Prefeitura terá de aplicar naquela região durante o prazo de vigência do TAC”, explica o coordenador.

O projeto da requalificação do Cemitério Rio da Luz II foi desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura, com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico. “A Administração tem um olhar especial para o Rio da Luz e pretende apresentar à comunidade em breve, os projetos de urbanização e requalificação paisagística das ruas Erwin Rux e Eurico Duwe, com pontos de ônibus, ciclofaixa, bolsões de estacionamento e outras melhorias, com destaque para os espaços históricos, a exemplo do que foi feito pelo Iphan em frente a Casa Rux, na Rua Erwin Rux”, finaliza Sidnei Marcelo Lopes. Este projeto está sendo desenvolvido pelos técnicos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu sob a supervisão dos técnicos da administração municipal.






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000