Categorias



Outubro Rosa encerra com evento na UBS Rio da Luz

31/10/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Saúde - Tags: saude outubro rosa palestra

Aproximadamente 60 mulheres participaram de uma ação na Unidade Básica de Saúde Cirilo Reinke, localizado no bairro Rio da Luz. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (31), e marcou o encerramento da programação do Outubro Rosa naquela unidade. Durante o mês de outubro, a Unidade Básica permaneceu decorada. Nesta quarta-feira, a decoração foi reforçada, para recepcionar as moradoras da comunidade.

Brincadeiras, dinâmicas, sorteio de brindes e um café oferecido pela equipe da unidade fizeram parte das ações, juntamente com uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Na abertura das atividades, a Diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Niura Sandra Demarchi dos Santos, enfatizou a importância de fazer os exames preventivos. “Nós temos que nos amar como mulher, mãe, avó, enfim, temos que fazer os procedimentos para cuidarmos da nossa saúde. Se a gente está bem, tudo vai bem dentro da nossa casa e no trabalho”, mencionou.

Na entrada da UBS, uma exposição de trabalhos manuais chamava a atenção de quem chegava para participar da programação. Eram artigos produzidos pelos dois grupos permanentes da unidade: o Grupo Amigas da Arte, que é formado por mulheres e já existe há quatro anos, e o Arte e Saúde, formado por crianças da comunidade e que mostram suas habilidades com os trabalhos manuais.

A enfermeira chefe do posto de saúde, Rita Veiga, informa que durante o mês de outubro foram feitos mais de 50 exames preventivos na unidade, sendo que foi destinado um período nas quartas-feiras, onde a equipe atendeu especialmente as mulheres interessadas na prevenção. “Percebemos que as mulheres estão mais voltadas para a prevenção. Elas estão indo a procura dos cuidados e, durante o mês de outubro, aumentou consideravelmente a busca pelos exames”, enfatizou.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000