Categorias



Ponte pênsil do Baependi passará por restauração

06/03/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Obras - Tags: secel ponte pensil baependi restauracao

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Obras e Serviços Públicos, fará a restauração da Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer, mais conhecida como ponte pênsil do Baependi. As próximas ações do restauro foram definidas na tarde desta quarta-feira (6), após reunião entre os secretários Natália Lúcia Petry (Secel), Onésimo José Sell (Obras) e a Chefe de Gabinete, Emanuela Wolff.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, por ser uma estrutura tombada pelo patrimônio histórico, a restauração da ponte pênsil terá que obedecer aos critérios técnicos específicos. A próxima etapa será a contratação de um projeto executivo, o que deve estar finalizado em aproximadamente 30 dias. “Depois disso, abriremos um edital de licitação para contratar uma empresa especializada neste tipo de obra”, antecipa a secretária. “Um bem tombado deve manter as suas características originais”, destaca. 

Natália reconhece que a falta desta passagem dificulta bastante a vida dos moradores, especialmente da Vila Baependi, que encurtavam em mais de um quilômetro a distância até o Centro da cidade. “Os trâmites burocráticos impedem a Prefeitura de agir mais mais celeridade”, lamenta a secretária.

A Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer está entre as quatro pontes tombadas pelo Decreto Municipal 9.035 de 2012. Junto com elas estão as pontes Abdon Batista, Emílio Meier e Freimundo Kaiser. 

A interdição da ponte aconteceu em dezembro de 2018, pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul, após constatar o deslocamento de uma das pilastras de sustentação da mesma.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000