Categorias



População de Jaraguá do Sul conta com mais uma opção de Farmácia Básica

28/06/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Administração - Tags:

Em funcionamento desde o dia 18 de junho, a Farmácia Básica 2, no Centro, fundos da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, recebeu na tarde desta quarta-feira, às 16 horas, a visita da prefeita municipal, Cecília Konell.  A nova unidade registrou no mesmo dia 100 atendidas por dia. Números que contrapõem os 500 usuários  que se dirigem diariamente à Farmácia Básica 1, na Barra do Rio Molha, anexa à Secretaria da Saúde. “A gente acredita que a tendência é que o volume de atendimentos é crescer nesta unidade também”, observou a prefeita.

Os próprios profissionais (foto) que atuam na Farmácia Básica 2 atribuem o contraste nos números ao fato de boa parte da população local ainda desconhecer sobre a nova opção de endereço para retirar medicamentos da atenção básica de saúde, que são distribuídos gratuitamente mediante receita médica e carteira municipal de saúde. O local foi idealizado com o objetivo de facilitar o acesso dos municípes, já que é centralizado e a cerca de 400 metros do Terminal Urbano de Jaraguá do Sul.

Também estão disponíveis no novo endereço todos os medicamentos da Farmácia Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), com exceção dos medicamentos do programa DST/Aids (coquetel HIV positivo), que estão disponibilizados apenas na unidade da Barra do Rio Molha. “Esta segunda farmácia básica visa dar mais facilidade e acesso aos usuários do SUS para pegar o seu medicamento. Está perto do terminal, mas ágil e também e as pessoas devemenfrentar menos fila”, disse a secretária da Saúde, Nanci Solange Zimmermann que também acompanhou a visita. Ela também comentou que não está descartada a criação de uma nova unidade do gênero. “Com certeza, a ideia é caminhar para uma terceira farmácia básica”.

A equipe de atendimento da unidade é composta seis profissionais, sendo um deles, farmacêutica. O aposentado Valdoir Zardo, 55 anos, elogiou a localização da nova farmácia básica. “Moro no bairro Rau e economizo muito mais tempo vindo aqui do que indo até a Barra do Rio Molha. Minha esposa operou o pulmão e agora precisa de muitos medicamentos. Ficou muito mais fácil vir até aqui”, comenta Zardo.
O horário de atendimento é o mesmo para as duas farmácias básicas: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h45. O telefone da Farmácia Básica 2 é (47) 3054-4034. 

SERVIÇO

O que: Farmácia Básica 2

Quando abriu: funciona desde o dia 18 de junho

Onde: na rua Francisco Domingos Medeiros, 103, Centro, fundos da Câmara de Vereadores, localizada a 400 metros do Terminal Urbano de Jaraguá do Sul

Quais horários: atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h45. O telefone é (47) 3054-4034 .






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000