Categorias



Posto de saúde de Nereu Ramos é destaque entre as unidades da microrregião

23/04/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Saúde - Tags:

O posto de saúde do bairro Nereu Ramos foi destaque durante o I Encontro de Saúde da Família, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul na semana passada. A unidade tirou em primeiro lugar no concurso de projetos inovadores desenvolvidos pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Concorrendo com os cinco municípios da microrregião de Jaraguá, o Posto Padre Antônio Echelmeyer ficou em primeiro lugar com o projeto “A importância da educação em saúde no uso racional de medicamentos” e ganhou como prêmio um notebook, para ser utilizado no desenvolvimento de projetos na área da ESF.

Desde fevereiro deste ano, a equipe do posto se mobilizou em orientar a comunidade sobre o uso dos medicamentos, a importância de observar os horários de tomá-los, o perigo da automedicação, os cuidados de armazenagem e a validade dos remédios. Por iniciativa de uma agente comunitária de saúde, Sueli Borges, em parceria com o programa de educação em saúde da Secretaria da Saúde, a equipe se empenhou em confeccionar caixinhas de medicamentos voltadas a pacientes analfabetos, semianalfabetos ou com algum tipo de dificuldade para se organizar na tomada de remédios frequentes, como para diabetes e hipertensão. As caixinhas foram feitas com material reciclável, como caixa de leite, garrafa pet e isopor. Para os medicamentos da manhã, o desenho de um sol. Para os do almoço, um prato com garfo e faca. E para os da noite, uma lua (foto ao lado).

A dona de casa Enoeli Bolduan (à direita da foto), 53 anos, toma seis comprimidos por dia e tem dificuldade em se organizar com os remédios. A visita da agente comunitária Dircélia Corrêa Silva (à esquerda da foto), do posto de Nereu Ramos, animou a dona de casa, que agora toma mais cuidado com a validade dos medicamentos e os horários que deve tomá-los. O trabalho de conscientização sobre o uso racional de medicamentos vai continuar nos próximos meses e atingirá aproximadamente mil famílias na região de Nereu Ramos.


O telefone do posto de saúde de Nereu Ramos é (47) 3276-0211. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000