Arquivos


Prefeito recebe comitiva de italianos

24/11/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Gabinete - Tags: gabinete homenagem italianos

A emoção tomou conta do Gabinete do Prefeito Antídio Aleixo Lunelli, nesta sexta-feira (24), quando ele recebeu uma comitiva de italianos, que acompanham o engenheiro Luca Luccheta, em sua passagem pelo Brasil. O grupo de visitantes estava acompanhado da presidente do Instituto Chiesetta Alpina, Iria Tancon, cavalieri dell'ordine Vicente Donini, presidente do Circolo Italiano de Jaraguá do Sul José Dalmarco Filho, da Associação Bellunesi Nel Mondo Aclino Feder, entre outras pessoas diretamente envolvidas com a cultura italiana na região. Eles foram recepcionados pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli, juntamente com secretários, chefe de gabinete e outros servidores municipais. 

A maestrina Liara Kroboth comandou o Coral Municipal que executou os Hinos Nacionais do Brasil e da Itália, emocionando os participantes. Em seguida, ocorreu uma homenagem ao engenheiro Luca Luccheta, que há exatos 20 anos começou o que foi considerada a construção de uma ponte entre o Valle del Biois (Itália) com o Vale do Itapocu. Durante este período, além de promover o intercâmbio cultural e o resgate da história de famílias italianas que migraram para a região, auxiliou na construção da Chiesetta Alpina, que atualmente é o segundo roteiro turístico mais visitado em Santa Catarina nos fins de semana. Lunelli entregou uma placa ao engenheiro, que retribuiu a homenagem agradecendo a acolhida que sempre teve em Jaraguá do Sul.

O prefeito também fez questão de homenagear a presidente do Instituto Chiesetta Alpina, Iria Tancon, pelo serviços prestados às duas comunidades, tanto a brasileira quanto a italiana, no resgate das origens. Outro momento de emoção foi quando o Coral Municipal executou a canção un’altra Chiesetta Alpina, que fala da construção do monumento em Jaraguá do Sul.

A programação da comitiva italiana tem sequência no fim de semana, encerrando na noite de domingo (26), com uma homenagem ao Cônsul Italiano para os Estados de Santa Catarina e Paraná, Raffaele Festa. O evento acontecerá às 18h30, no monumento Chiesetta Alpina, onde será servido um jantar para convidados, entre os quais os prefeitos dos municípios do Vale do Itapocu e de Luiz Alves, colonizados por italianos da região do Valle del Biois.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000