Arquivos


Prefeito recebe relatório da primeira fase do Pró-Empresa

06/09/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: gabinete pro-empresa desburocratizacao abertura de empresa agilidade

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, recebeu na tarde desta quarta-feira (6) do coordenador do grupo Pró-Empresa, Neivor Bussolaro, o relatório final do estudo feito internamente na Prefeitura para encontrar os entraves que dificultam a abertura de empresas no município. Bussolaro, que também é Diretor de Desenvolvimento Econômico, lembrou que o grupo formado por servidores das Secretarias diretamente envolvidas no processo de abertura de empresas trabalhou durante pouco mais de 40 dias e finalizou agora a primeira etapa, que foi justamente saber onde estão os principais gargalos.
O estudo interno cujo grupo de trabalho recebeu o nome de Pró-Empresa foi um pedido do prefeito Antídio Lunelli para desburocratizar o sistema, reduzindo o tempo de espera e facilitando a vida dos empreendedores, automaticamente gerando empregos e movimentando a economia local. O grupo foi criado por meio de Decreto em julho deste ano. 
Durante o recebimento do estudo, o prefeito parabenizou os servidores pelo empenho e reforçou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Administração Municipal para facilitar o dia a dia do contribuinte, acrescentando a Nota Fiscal Eletrônica, o Projeto Legal, o Alvará de Atividade e, mais recentemente, a emissão de CNDs pela Internet como ações neste sentido. 
Neivor Bussolaro citou sistema de informação e falta de pessoal em determinados setores como principais constatações, e que alguns entraves já foram resolvidos apenas com a integração entre os setores. Outra medida já adotada a disponibilização de um servidor público prestando orientações e fazendo triagem. “No momento em que o empreendedor chega para abrir sua empresa, já é recebido por uma pessoa que lhe orienta e informa sobre o procedimento”, ressalta. 
Além disso, os setores internos por onde tramitam os processos de abertura de empresas estão analisando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e identificando por onde devem passar cada pedido, conforme o ramo de atuação do empreendedor, o que deve dar mais agilidade ao sistema. “Nós vamos trabalhar em cima destes pontos levantados para que a gente consiga agilizar, num prazo recorde, todas essas deficiências superadas”, ressaltou o prefeito.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000