Arquivos


Prefeitura elabora o Plano Municipal de Turismo

03/05/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo plano municipal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Turismo. O PMT é um documento que reúne as diretrizes para o desenvolvimento da atividade. Conforme o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, o objetivo é direcionar as ações a partir daquilo que o município tem a oferecer. Além disso, saber qual o perfil do turista que nos visita e os anseios que tem.

A necessidade de ter o Plano foi identificada pela equipe que atua no setor de Turismo da Prefeitura e atenderá uma solicitação do Ministério do Turismo. Até então, as ações eram desenvolvidas dentro de um planejamento estratégico. “Quando existem recursos da União para projetos nesta área, são primeiramente atendidos os municípios que possuem o Plano. Além de direcionar as ações para o desenvolvimento do setor, ele facilita o acesso aos recursos”, explica o diretor.

O Plano Municipal de Turismo será elaborado em sete fases, sendo que a primeira consiste num inventário que identifica os equipamentos turísticos existentes no município, desde hotéis, bares, restaurantes, atrativos tanto na região urbana quanto rural, onde existe um grande potencial a ser explorado, como é o caso da região do Rio da Luz, um dos poucos lugares do País tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Neste contexto, algumas pessoas que já atuam no ramo e outras com potencial ou interesse para o negócio já foram identificadas pela equipe. É o caso da Rota Italiana, Húngara e a região central. Até o fim do mês de maio, deve ser feito o inventário e atualização dos dados da Rota Alemã.

A segunda fase será de visitação a estes locais e empreendimentos turísticos para levantar informações mais detalhadas e saber as necessidades de cada um. O terceiro passo será fazer um diagnóstico das informações colhidas nas visitas a campo, bem como as propostas a serem apresentadas na quarta etapa, que é promover audiências públicas com a comunidade para discutir o assunto, dentro do que prevê a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

Já as audiências públicas devem acontecer em vários locais do município e colher mais sugestões da comunidade. A quinta, sexta e sétima etapas consistem na elaboração do PMT, apresentação final e entrega ao Executivo para aprovação e encaminhamento à Câmara de Vereadores para análise.

O diretor de Turismo acredita que o Plano Municipal seja finalizado em julho de 2018.


 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000