Categorias



Procon abre a Semana do Consumidor com orientação na Praça

15/03/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Procon - Tags: semana consumidor palestra procon

Palestra sobre consumo consciente, com o promotor Rafael Meira Luz, está marcada para quarta-feira

Quem passar pela Praça Ângelo Piazera, em frente ao museu, nesta sexta-feira perceberá um movimento diferente. São funcionários do Procon que estão à disposição para orientar com relação a direitos do consumidor e também entregar materiais informativos. A ação faz parte das atividades da Semana do Consumidor, que acontece em Jaraguá até quarta-feira, dia 20. Neste ano o tema da semana é voltado a 12 passos do consumo consciente, elaborados pelo Instituto Akatu, uma organização não governamental que trabalha pela mobilização da sociedade para o consumo consciente. O Procon de Jaraguá foi autorizado pelo instituto a reproduzir o material que explica os 12 passos do consumo consciente, sendo eles:
1. Planeje suas compras
2. Avalie os impactos de seu consumo
3. Consuma apenas o necessário
4. Reutilize produtos e embalagens
5. Separe seu lixo
6. Use crédito conscientemente
7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
10. Divulgue o consumo consciente
11. Cobre dos políticos
12. Reflita sobre seus valores

A diretora do Procon, Samira Leutprecht, explica que o consumo consciente é baseado em pequenas atitudes, como, por exemplo, reaproveitar a embalagem de um produto, ou optar pelo conserto de um eletrônico em vez de comprar um novo, por impulso. “Se pensarmos um pouco antes de consumirmos, vamos gerar menos lixo, aproveitar melhor os produtos comprados, economizar recursos financeiros e naturais”, completa Samira. 


Palestra na quarta-feira aberta a toda a população

A diretora e todos os funcionários do Procon convidam a população a conhecer mais sobre o consumo consciente na palestra de quarta-feira (20),  às 19h30, que será gratuita e aberta a todos os interessados. Na oportunidade serão entregues dez Selos “Amigo do Consumidor” pelo Procon. O selo mostra ao consumidor que aquele estabelecimento cumpre com o código de defesa e está com as documentações em dia. O local da palestra está sendo confirmado e será divulgado em breve no site www.jaraguadosul.sc.gov.br. Mais informações pelo telefone 3275-3237. 

Outra ação da Semana do Consumidor será a reunião do Procon com o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), pela primeira vez na sede própria do Procon, às 9h30 do dia 19, quando os conselheiros, que são representantes dos consumidores, poderão conhecer a reforma feita com recursos do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD), gerido pelo conselho. 









Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000