Categorias



Prossegue obra de prevenção no Rio Jaraguá

01/02/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil enrocamento beira rio rio jaragua prevencao

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, dá continuidade ao enrocamento na margem esquerda do Rio Jaraguá, nos fundos do Beira Rio Clube de Campo, no Centro. A obra foi necessária devido à erosão sofrida nos últimos dez anos pelo menos naquele trecho. Além de conter a erosão com o maciço de rocha compactado, a obra serve para ampliar a vazão do rio, nas proximidades da Ponte Expedicionário Frederico Vasel, conhecida como “Ponte do Beira Rio”.

O enrocamento terá 2.259,80m³ de volume e conta ainda com um gabião - uma estrutura metálica em formato de gaiola, feita com telas de aço ou arame e preenchida com pedra britada ou seixos – de 441 m³. A extensão do enrocamento será de aproximadamente 400 metros e o investimento de R$ 489,9 mil. O Diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, destaca que após concluir o trabalho na margem esquerda, será feito um trecho da margem direita do rio, onde a erosão foi maior.

Durante a atual gestão municipal, o Rio Jaraguá já recebeu outra obra de enrocamento, na margem esquerda, ao lado da Rua Wolfgang Weege, fundos do Parque Malwee. Ali a erosão ameaçava a própria via pública. Outra obra de contenção no mesmo rio é atrás do Posto Mime (antigo Posto Behling), no bairro Ilha da Figueira, próximo da ponte Tavares Sobrinho. Ainda segundo Hideraldo Colle, no bairro Amizade também será feita obra semelhante, que deve começar nos próximos dias. A contenção será feita no ribeirão, ao lado da Rua Hedwig Achterberg Behling, na Praça Martin Lutero.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000