Categorias



Quatrocentas pessoas presentes em evento do Espaço Mulher

15/03/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Social - Tags: social espaco mulher dia da mulher

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Espaço Mulher – que funciona junto ao Centro de Convivência, prestou uma homenagem às integrantes dos 52 clubes de mães existentes no município. Aproximadamente 400 mulheres participaram da ação, tendo ainda a presença de parceiros que ofereceram serviços gratuitos como corte de cabelo, manicure, massagens, dicas de maquiagem, aferição de pressão e orientações sobre saúde e violência contra a mulher, entre outros temas. Também foi oferecido lanche e houve sorte de brindes.

O evento serviu ainda para a entrega de aviamentos e outros materiais aos 52 clubes de mães, para apoiar os trabalhos artesanais desenvolvidos pelas cerca de mil mulheres que participam dos clubes. Dentre os materiais estão linhas para crochê, tintas para tecido, fios e tecidos para bordar, tecidos de panos de pratos e tecidos de patchwork. 


Dois outros momentos importantes da manhã foram as palestras. A primeira com policiais militares do 14º Batalhão, a soldado Dal Madro e o soldado Leandro, que falaram sobre violência contra a mulher, enfatizando o Programa Rede Catarina. A policial explicou que em Jaraguá do Sul é registrada em média uma ocorrência por dia relacionada à violência contra mulheres. O público presente foi orientado sobre o funcionamento do programa e sobre a importância de denunciar o agressor.


Já a palestra seguinte foi com Janice Breithaupt, que abordou o tema Empoderamento e Autoestima. “Falamos um pouco sobre nossa autoestima, o quanto nos amamos. Somos frágeis até enquanto não temos o poder da decisão, mas a hora que nos decidimos fazer algo, a nossa fragilidade acabou. A hora que a mulher toma a decisão, ninguém segura ela”, disse a palestrante. 




Durante os pronunciamentos, a Chefe de Gabinete da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Emanuela Wolff, considerou ser este um evento muito especial, feito com a dedicação dos servidores municipais. “O 8 de março é um dia para refletirmos, mas é um dia triste também, porque traz a luta de tantas mulheres que enfrentaram uma sociedade para estarmos aqui hoje”, disse ela.

A gerente de Proteção Social Especial da Prefeitura, Maria Andreia Stanck, explicou qual o trabalho desenvolvido pelo município com as mulheres vítimas de violência e esclareceu que a porta de entrada para esses serviços são os dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Maria Santim Camelo, secretária de Assistência Social e Habitação, também lembrou da luta feminia pelo respeito, igualdade e conquistas. E destacou que a mulher, vítima de violência, deve estar protegida pelo Estado, através de políticas públicas que estejam articuladas nas diferentes esferas da vida social. 

Os alunos Lucas Mohr e Letícia Mohr, da EMEB Padre Alberto Jacobs, declamaram a Poesia para Mulheres, na abertura da cerimônia. Após as atividades, as representantes dos 52 clubes de mães retiraram os kits de aviamentos para as atividades artesanais. 


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000