Categorias



Robôs de Lego disputam torneio na Escola Santo Estêvão

29/11/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: torneio robotica santo estevao

Alunos de 11 escolas municipais e do Colégio Marista São Luís participam nesta quinta-feira (29), durante todo o dia, do 1º Torneio de Robótica na Escola de Jaraguá do Sul, no ginásio da Escola Santo Estêvão, na localidade de Santo Estêvão. Mais de 200 pessoas estão envolvidas na competição que reúne seis modalidades de robótica: dança de robô, futebol de robô, corrida de arrancada, corrida countdown, mini sumô e pega bandeira. Além da competição com os robôs, demonstrando o conhecimento adquirido durante o ano nas aulas extracurriculares de robótica, os alunos foram convidados a vir fantasiados para animar ainda mais o torneio. 

O aluno Pedro Henrique Scheidt (foto ao lado), 14 anos, da Escola Loteamento Amizade, usa o celular para controlar o robô que criou. O "Bro" enfrenta obstáculos, sobe pedras e não se intimida com robôs maiores. Tudo isso foi desenvolvido nas aulas de robótica que Pedro frequenta no contraturno escolar, oferecidas gratuitamente pelo município em 11 escolas municipais, com kit Lego de última geração, o Evolution 3.

O secretário de Educação, Rogério Jung, garante que no ano que vem o acesso ao kit e às aulas de robótica será maior. “Gosto muito desse projeto e adianto que no ano que vem teremos aulas de robótica também para crianças a partir dos sete anos, para que os alunos já tenham contato com esse mundo desde pequenos”, discursou o secretário durante a abertura do torneio. De acordo com o organizador do evento, Rafael Martins, do setor de Tecnologia da Informação da Educação, o objetivo do torneio é estimular o pensamento criativo, o trabalho em equipe e a troca de experiência.

Os ganhadores de cada modalidade receberão troféu, medalha e descontos em material e aulas de inglês disponibilizadas pela Escola Get It, de Jaraguá do Sul, apoiadora do torneio. Todos os participantes receberão medalhas. Os ganhadores serão anunciados no fim da competição, na tarde desta quinta-feira.

Confira os campeões de cada categoria (resultado anunciado no fim da tarde):

Corrida countdown - Timão - EMEB Luiz Gonzaga Ayroso
Corrida de arrancada (RCX) - Pandinha - EMEB Luiz Gonzaga Ayroso
Corrida de arrancada (NXT/EV3) - Detento - EMEB Loteamento Amizade
Futebol de robô - Hepta-Price - EMEB Luiz Gonzaga Ayroso
Dança de robô - Robotech - Marista
Mini-sumô - Roblox - EMEB Luiz Gonzaga Ayroso
Pega Bandeira - 14° Batalhão - EMEB Marcos Emílio Verbinnen
Melhor fantasia - IT A Coisa - EMEB Machado de Assis
Equipe dedicação - Ladybug - EMEB Marcos Emílio Verbinnen
Melhor design - Unicorns - EMEB Atayde Machado Dadi
Solução inovadora - As Programadoras - EMEB Santo Estêvão
Técnico destaque - Jonas Furlan - EMEB Luiz Gonzaga Ayroso
Campeão geral - Legobots - EMEB Santo Estêvão


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000