Arquivos


Sopa dos Expedicionários programada para sábado

13/09/2017 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: sopa expedicionários frei orlando museu paz

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Associação Nacional dos Veteranos da FEB - regional de Jaraguá do Sul e Associação dos Amigos do Museu da Paz promovem, no sábado (16), a partir das 17h30, a 3ª Sopa dos Expedicionários – receita de Frei Orlando. O evento, ao preço de R$ 20,00, ocorre na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária. Na ocasião, serão homenageados os expedicionários Walter Carlos Hertel e João Rodolfo Hauck. A proposta é utilizar a receita que o patrono do Serviço de Auxílio Religioso do Exército, Frei Orlando, capelão voluntário da II Guerra Mundial, preparava na Itália, utilizando alimentos arrecadados entre os soldados brasileiros, e distribuída para a população italiana.

A sopa de Frei Orlando - Após ter se tornado frade, frei Orlando foi para São João del-Rei, onde lecionou no Colégio de Santo Antônio, um estabelecimento de ensino dirigido pela Ordem dos Franciscanos Menores. Tinha 24 anos e, caridoso, instituiu, na década de 40, a “Sopa dos Pobres”, uma obra de assistência social que chegou a receber o apoio voluntário de muitos integrantes do 11º Regimento de Infantaria (11º RI).

Quando o Brasil entrou na guerra, Frei viu o 11º RI partir e não se conformou em permanecer na cidade. Assim, quando o comandante do regimento solicitou a indicação de um religioso para capelão militar ao Comissariado dos Franciscanos em São João del-Rei, Frei Orlando voluntariou-se e seguiu para a Itália com os "pracinhas" em 22 de setembro de 1944, a bordo do navio General Meigs. Seu primeiro trabalho foi celebrar uma missa na catedral de Pisa para os expedicionários brasileiros.

Lá, ao conhecer a realidade do povo italiano, resolveu também coletar alimentos, continuando com sua prática de preparar a sopa e distribuí-la aos que necessitavam. Os alimentos eram doados pelos soldados. Frei Orlando morreu aos 32 anos, em 20 de fevereiro de 1945, vitimado por um tiro acidental. Terminada a guerra, o governo brasileiro instituiu Frei Orlando como patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx).
(Com pesquisa em http://www.infoescola.com/segunda-guerra/batalha-da-normandia; http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_da_Normandia; http://batalhanormandia.no.sapo.pt/Odiad.html ; http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2013/12/carta-de-frei-orlando-direto-do-front.html; http://www.ahex.ensino.eb.br/docs/frei/catalogo.pdf).

Os ingressos para a 3ª Sopa dos Expedicionários podem ser adquiridos, ao preço de R$ 20,00, no Museu da Paz, na Av. Getúlio Vargas, 405, Centro. Mais informações pelo fone 2106-8719, com Nara, responsável pelas ações educativas do museu.







 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000