Categorias



Técnicos da Fujama mostram dados da qualidade da água nos rios

12/12/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Meio Ambiente - Tags:

Propostas para conservação da Mata Atlântica também foram apresentadas

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou na manhã desta quarta-feira (12), na Sala de Reuniões da Prefeitura, a última reunião do ano. Entre os assuntos abordados esteve a apresentação do Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas do Município, os resultados parciais do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Jaraguá do Sul, que deve ser concluído no segundo semestre de 2013, e um balanço geral das atividades desenvolvidas pela Fujama nos últimos quatro anos.

Durante a reunião, a bióloga da Fujama Fernanda Bachmann apresentou dados que revelam a qualidade da água das bacias jaraguaenses, classificada, pelas análises dos técnicos, como “boa e regular”. Os estudos vêm sendo desenvolvidos pela Fujama desde março deste ano e estão baseados nos parâmetros de oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, potencial hidrogeniônico – ph, demanda bioquímica de oxigênio, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e sólidos totais. A iniciativa consiste na coleta e análise laboratorial das águas em 10 pontos localizados nas principais bacias hidrográficas. As ações são coordenadas por técnicos da Fujama, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu., Defesa Civil, Samae, Secretaria Municipal da Agricultura, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento e Laboratório Orgânica.

Já o estudo da Mata Atlântica, apresentado pelo biólogo do órgão ambiental jaraguaense Gilberto Ademar Duwe mostrará, depois de finalizado, as áreas que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento do município e indicará as regiões para a implantação de Unidades de Conservação (UC), corredores ecológicos, áreas com potencial para atividades turísticas, entre outras aplicações. Durante a explanação, Duwe apresentou 10 propostas para serem providenciadas pelo município:

-criação do sistema municipal de unidades de conservação e recuperação da mata atlântica;
-formação de corredores ecológicos;
-proteção de áreas frágeis e de risco de enchentes, deslizamentos e desbarrancamentos;
-proteção e recuperação de mananciais e de áreas de recarga de aquíferos;
-indicação de áreas para recuperação;
-implantação de atividades de ecoturismo;
-indicação de áreas passíveis de expansão urbana;
-definição de estratégias de fiscalização;
-definição de ações de educação ambiental;
-captação de recursos financeiros.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000