Arquivos


Terceira fase do Programa Trânsito + Seguro começa hoje

20/04/2017 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Trânsito - Tags: terceira. fase programa transito seguro

Responsabilidade de motoristas e motociclistas é o foco dessa etapa

Sob o slogan “No trânsito, o principal item de segurança é você”, começa hoje (20), a terceira fase do Programa Trânsito + Seguro. Segundo o Comitê de Trânsito – responsável pelo desenvolvimento do programa -, “o novo tema ilustra, por meio de itens de segurança das motocicletas e dos equipamentos de proteção adicionais, que o motociclista, assim como o motorista, continua sendo o maior responsável pela sua segurança no trânsito”.

NÚMEROS – O Comitê de Trânsito argumenta que a relevância na abordagem desse tema está embasada em números preocupantes levantados em Jaraguá do Sul. Para se ter uma ideia, do total de internações hospitalares via SUS em 2016, ocorridas devido a acidentes de transporte, cerca de 7 em cada 10 foram de motociclistas. Além disso, de 2015 para 2016, houve um aumento de 33% de mortes por acidente de trânsito desses condutores no município. Outro dado que chama a atenção é a ocorrência de quatro óbitos de mulheres motociclistas no ano passado contra nenhum em 2015. Ainda em relação a condutoras, registrou-se um aumento em 171% nas internações hospitalares de motociclistas mulheres comparando os anos de 2013 e 2016.

CAMPANHA – Visando alertar a população sobre essa realidade, a campanha envolve exposição de dados com chamadas impactantes em outdoors, informações sobre a realidade enfrentada em Jaraguá do Sul veiculadas em rádio e anúncios em jornal, entre outras ações. Também está programado o auxílio das redes sociais, por meio da página oficial do Programa Trânsito + Seguro, vídeos com áudios reais de ocorrências divulgadas por emissoras de rádio locais e vídeos captados pelas câmeras da Polícia Militar.

Ações utilizando espaços alternativos, como shopping, empresas e escolas também estão previstas na campanha. No Jaraguá Park Shopping – que cedeu uma ilha estratégica de 40m² – haverá exposição de carcaças de motos para impactar o público. Já nas principais empresas da cidade, cerca de 19 mil trabalhadores receberão dicas de cuidados e atenção a motociclistas e motoristas por meio da ginástica laboral do Sesi. E nas escolas das redes municipal e estadual, mais de 20 mil estudantes receberão material informativo e educativo focando as motocicletas. Além disso, os alunos serão envolvidos em atividades educativas e pedagógicas com o tema da campanha.

No período da campanha, também serão realizadas diversas Blitze Educativas nas principais vias públicas e em eventos de grande fluxo de pessoas, como os jogos do Jaraguá Futsal, na Arena, por exemplo. Essas atividades serão executadas com o apoio das emissoras de rádio e de dezenas de voluntários de entidades apoiadoras do Comitê de Trânsito.

Programa Trânsito + Seguro
Esta é a terceira campanha promovida pelo Programa Trânsito + Seguro, criado em agosto/2016 por meio de uma parceria entre Prefeitura de Jaraguá do Sul, Polícia Militar, Polícia Civil e a sociedade, envolvendo cerca de 30 entidades representadas no Comitê de Trânsito. Intitulada “A vida adverte: respeite o trânsito”, a primeira campanha chamava a atenção para o alto índice de acidentes causados pela falta de atenção ao volante. Dois meses depois, lançou a segunda etapa, com o mote “Seja responsável, dirija pela vida”.

Criado a partir da necessidade de ações permanentes de educação e a implementação de soluções voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito de Jaraguá, o Programa Trânsito + Seguro envolve campanhas viabilizadas com recursos oriundos das multas de trânsito – depositadas em um fundo formado por meio de convênio entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil).



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000