Arquivos


Uma tonelada de lixo é retirada do Rio Jaraguá

19/06/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: limpeza rio

Participantes de ação de limpeza no fim de semana se surpreenderam com a variedade de entulhos encontrada como antena parabólica e um viveiro de pássaros

Por meio de ação coordenada da Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Clube de Canoagem Kentucky e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente foi promovida neste sábado (17) a limpeza do Rio Jaraguá. No entanto, a quantidade de lixo foi tão grande e variada que o trajeto original , que iria da empresa Malwee até pista do pouso do vôo livre na Ilha da Figueira, precisou ser encurtada e acabou concluída nas proximidades do Parque Municipal de Eventos, na Barra do Rio Molha. Segundo o diretor municipal de Defesa Civil, Hideraldo Colle, foi recolhido aproximadamente uma tonelada de lixo.

“Encontramos coisas que só mesmo vendo para crer. No meio deste lixo tinha objetos como antena parabólica, viveiro, capacete, colchão, pneu, televisor, entre outros tipos de entulho”, lamentou Colle. “A ideia era seguir até a Figueira, mas o recolhimento de lixo da Malwee até o Parque de Eventos foi muito grande e quando percebemos já era meio-dia e precisávamos parar”. Apesar disso, na avaliação da própria Defesa Civil, o trajeto percorrido é normalmente o que mais acumula lixo, já que a partir do bairro Barra do Rio Molha o fluxo das águas é mais intenso o que dificulta o depósito entulhos próximos às margens e no próprio leito do Rio Jaraguá.

A ação, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 deste mês, foi considerada positiva. A iniciativa contou ainda com a parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Segundo os organizadores, o lixo recolhido será separado Metais e plásticos, por exemplo, serão encaminhados para reciclagem e o restante do lixo para o aterro sanitário de Mafra.

Para Hideraldo Colle, a limpeza do rio visou, antes de mais nada, conscientizar a comunidade quanto a necessidade de se preservar a natureza, em especial os rios. “Algumas pessoas precisam entender que jogando lixo no rio estarão contribuindo para o assoreamento e consequente inundação criando, muitas vezes, um problema para elas mesmas.”

Já nesta terça-feira (20), também em parceria com o Clube Kentucky, funcionários da Defesa Civil irão promover a limpeza dos alicerces da ponte Abdon Batista (Centro) e do pilar da ponte antiga, as duas estruturas localizadas sobre o Rio Itapocu.

Galeria de fotos






 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000