Arquivos


Vândalos destroem áreas públicas de lazer em Jaraguá do Sul

09/11/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Esportes - Tags: vandalismo lazer

Situações de quebras de equipamentos em diversos bairros se intensificou nas últimas semanas. Parceria com a PM não está descartada para identificar autores dos danos

Além da manutenção periódica das áreas de recreação do Município e dos equipamentos que as compõem, a equipes da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tem convivido com outro problema: o vandalismo. Somente nas últimas semanas uma série de depredações em locais que deveriam ser utilizados para o bem-estar e o lazer dos munícipes e sua famílias foram identificadas pelos profissionais que cuidam desses espaços.

De acordo com o chefe de manutenção destas área na Secretaria, Gilson Gramma, o último caso registrado ocorreu no Loteamento Gadotti em Nereu Ramos em que dois equipamentos da acadêmia ao ar livre foram quebrados. “Não faz 15 dias que estivemos lá e estava tudo em ordem. É lamentável o que esta ocorrendo”, disse “Foram os próprios moradores do bairro que frequenta o espaço que nos avisou do problema”.

Situações como essas se repetiram em bairros João Pessoa, Jaraguá 84, Estrada Nova, Centenário, entre outros Além dos equipamentos de ginástica e de playground, Gilson Gramma relata que lixeiras também são quebradas e peças como parafusos foram furtadas.

Ao lado do chefe de Programas e Projetos da Secretaria de Cultura, Dinalberto de Lucca Moreira, Gilson, está indo aos locais para fazer fotos e o registro dos danos para depois repassar as informações para a secretária da Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

Hoje, o conjunto de áreas de lazer jaraguaense é composto por 28 acadêmias ao ar livre, 53 playgrounds (parquinhos) e 38 canchas de futebol de areia. “Pelo que apuramos até o momento, os principais alvos do vandalismo são as acadêmias”, destaca Gramma.

Natália Petry projeta que até o momento já foram gastos aproximadamente R$ 8 mil somente com reparos. “Um levantamento inicial já aponta um prejuízo perto de R$ 20 mil levando em conta equipamentos que precisarão ser trocados. E observe que estou falando de menos de 50% do total de áreas da cidade que foram afetadas”, explicou.” Estamos inclusive sendo cobrados pelo Ministério Público sobre a situação de algumas dessas áreas e é bom que a comunidade saiba o que está acontecendo”

Nas próximas semanas, Natália pretende se reunir com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, (14ºBPM), tenente-coronel, Gildo Martins de Andrade Filho, para tentar traçar uma estratégia para minimizar o problema e buscar identificar os autores desses atos de vandalismo.

Faça sua parte – Existem duas formas do cidadão ou cidadã jaraguaense contribuir para combater o vandalismo em espaços públicos da cidade. Uma delas é o registro junto à Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio do telefone 08006420156 ou pelo site www.jaraguadosul.sc.gov.br no link Ouvidoria.

Outra maneira é ligar para o serviço 190 da Polícia Militar. Foi o que vez a moradora da Vila Lenzi, R.L (que prefere não se identificar). Há um mês, pela janela de sua casa, ela presenciou um grupo de jovens que ameaçava depredar um playground em sua rua já tarde da noite. Não teve dúvida, ligou para a Polícia Militar. “Em pouco menos de 10 minutos, a viatura chegou ao local. Os policiais abordaram o grupo que foi revistado e depois de uma breve conversa, liberado. Após isso, não tivemos mais problemas”, lembrou.


Galeria de fotos









Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000