Arquivos


Notícias - Saúde


Agentes de Endemia localizam mais três focos do Aedes aegypti
20/04/2017 - Publicado por: Rogério - Categoria: Saúde - Tags: saúde dengue foco mosquito


Dados divulgados na manhã desta quinta-feira (20), pela Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul apontam que houve um crescimento no número de focos do mosquito Aedes aegypti no município.

 




Confirmada morte por Gripe “A”
19/04/2017 - Publicado por: Rogério - Categoria: Saúde - Tags: saúde gripe A influenza


A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu nesta quarta-feira (19), o resultado de exames que confirmam a primeira morte em decorrência do vírus Influenza, este ano no município. 

 


Trabalho e saúde da mulher é um dos temas abordados em conferência regional
17/04/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude mulher conferencia regional


Evento abre inscrições nesta terça (18)

O mundo do trabalho e suas consequências na saúde da mulher é um dos eixos temáticos que serão discutidos na 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres, que acontecerá no dia 10 de maio (quarta-feira), das 13 às 18 horas, no auditório da Católica de Santa Catarina. O evento envolve cinco municípios da região, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder. As inscrições estão abertas de 18 de abril a 8 de maio no site www.jaraguadosul.sc.gov.br. O objetivo da conferência é colaborar com propostas para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A inscrição é gratuita, aberta ao público em geral – em especial às mulheres e pessoas envolvidas com saúde da mulher - e o participante deve optar, no ato da inscrição, por um dos quatro eixos temáticos, que são: I- o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e IV - políticas públicas para as mulheres e a participação social. A lotação máxima do auditório da Católica é de 150 pessoas.

A realização da conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul em conjunto com uma comissão formada por conselheiros do Conselho da Mulher, representantes dos cinco municípios, da 23ª Gerência Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul. A conferência é uma etapa preliminar para a conferência estadual, em junho, e para a nacional, em agosto.    

Mais informações no telefone (47) 3370-2338.




























 


Taxa do alvará sanitário vence dia 30
10/04/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: alvara sanitario


A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul comunica que o prazo para pagamento do alvará sanitário vai até o fim deste mês. O boleto pode ser emitido pelo site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, www.jaraguadosul.sc.gov.br, no menu Serviços, Emissão 2ª via Taxa Vigilância Sanitária. A taxa pode ser emitida informando o CNPJ/CPF ou Econômico (antiga inscrição municipal).

Após o pagamento da taxa, é necessário encaminhar o requerimento RQ01 e demais documentos relacionados à atividade ou prestação de serviço, via Protocolo da Prefeitura, ou Protocolo online no site da Prefeitura. A Vigilância Sanitária lembra que é importante anexar todos os documentos pertinentes à atividade ou prestação de serviço e a cópia da guia de pagamento quitada. O edital 001/2017 de Notificação e orientações contém todas os esclarecimentos necessários e deve ser lido antes do pagamento da taxa. O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios de SC, www.diariomunicipal.sc.gov.br, edição 2.187 de 08/02/2017, na página 344.

Todos os estabelecimentos e prestadores de serviços (autônomos, EI, Eireli, etc) cadastrados na Prefeitura de Jaraguá do Sul devem pagar a taxa de Renovação do Alvará Sanitário, que tem como último prazo o dia 30 de abril de 2017.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: visa@jaraguadosul.sc.gov.br


 


Campanha de vacinação contra a gripe inicia na semana que vem
10/04/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: vacina gripe campanha 2017


Começa na próxima segunda-feira, dia 17, e termina no dia 26 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terá como Dia D 13 de maio, um sábado. A imunização é contra os vírus mais comuns da Influenza A e B e pretende proteger o público mais suscetível a complicações da doença, como idosos, doentes crônicos, crianças e gestantes (confira lista completa abaixo). Com exceção dos postos dos bairros Vieira, Tifa Martins, Amizade, Três Rios do Norte e Águas Claras, todas as unidades de saúde estarão abastecidas com a vacina e atenderão a população em seu horário habitual. No Dia D, 13 de maio, todos os postos de saúde com sala de vacina abrirão as portas às 8 horas e fecharão às 17 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, 38 mil pessoas devem ser vacinadas neste ano. Em 2016, foram 33.603; e em 2015, 33.541. No ano passado foram 12 casos confirmados de Influenza, sendo sete deles com morte.

Lavar as mãos é fundamental para prevenir a gripe

A recomendação dos profissionais de saúde é de que, independente da estação do ano, as mãos devem ser lavadas com água e sabão várias vezes ao dia. Outra recomendação é manter arejados o ambiente de trabalho, as salas de aula, de lazer e a casa. Quando tossir, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o antebraço. Ao apresentar sintomas de gripe, como febre, tosse, dor de garganta ou no corpo e falta de ar deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e evitar locais com grande concentração de pessoas.

Fique atento ao público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe:

- Gestantes (qualquer período)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas acima de 60 anos
- Trabalhadores da área da saúde
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Pessoas portadoras de doenças crônicas
- Professores


 


Anterior  Página de 244  Próxima


Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000