Programa de Controle do Tabagismo

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo visa a prevenção de doenças através de ações que estimulem a adoção de estilos de vida saudáveis. Promove ações que contribuem para a redução da incidência de câncer e doenças relacionadas ao uso do tabaco e produtos fumígenos. A metodologia do programa prevê entrevista inicial, acompanhamento clínico e sessões de grupo para auxiliar os fumantes a deixar de fumar. Além da sede do programa, há grupos de controle do tabagismo em algumas unidades de saúde.

Endereço coodenação:
Rua Isidoro Pedri, 120 - Bairro: Barra do Rio Molha - CEP 89259-590
Telefone: (47) 2106-8401 - Responsável Joyce Ribeiro Bueno
E-mail: tabagismo.coordenacao@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 e das 13 às 16h30
 
Equipe:
Enfermeiro
 
COMO FAÇO PARA PARAR DE FUMAR?

Parar de fumar não é uma simples questão de força de vontade. O cigarro causa dependência química e quem decide por abandonar o vício passa por grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, devido às crises de abstinência sendo fundamental o acompanhamento terapêutico.

Onde procurar ajuda? Para dar inicio ao tratamento vá até um Posto de Saúde, onde os profissionais irão realizar o cadastramento para participação dos Grupos Terapêuticos.

Clique aqui e veja uma lista com todas as unidades de saúde municipais que oferecem tratamento para você parar de fumar.

Como é feito o Tratamento:
O tratamento nos Postos de Saúde é realizado de duas formas: Individual ou em grupo sendo:
- 4 sessões semanais estruturadas no 1ºmês
- 2 sessões quinzenais no 2º mês
- 1 sessão mensal até completar 1 ano
O mais importante é não desistir da sua saúde e com ajuda é muito mais fácil do que você imagina!
Objetivo Principal do programa é a prevenção da recaída.
Quais os medicamentos que o SUS disponibiliza para o tratamento do Tabagismo?


São disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na Rede do SUS os seguintes medicamentos: Terapia de Reposição de Nicotina, através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e o Cloridrato de Bupropiona (Todos entregues somente com prescrição médica via receita do SUS).

Programa do Tabagismo em Jaraguá do Sul:

O objetivo principal do programa é reduzir a prevalência de fumantes no município, e consequentemente reduzir o número de pessoas doentes devido ao cigarro. Para atingir esse objetivo são realizados: prevenção da iniciação ao tabagismo; proteção da população contra exposição ambiental à fumaça do tabaco (Lei Municipal 5.675/2010); promoção e apoio aos fumantes que queiram deixar de fumar; realização de atividades educativas com crianças, jovens e adolescentes, além de grupos de gestantes, trabalhadores e outros públicos prioritários e articulação com outros órgãos e instituições que possam contribuir com o programa. Os fumantes recebem atendimento médico através dos Postos de Saúde, orientações e medicamentos para deixar de fumar.

Lei Municipal nº 5.675/2010, antifumo, proíbe o consumo de cigarros e produtos similares em ambientes de uso coletivo de Jaraguá do Sul.


                      



  
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000