Schützenfest





Os colonizadores alemães que se instalaram na região do Vale do Itapocu, dentre suas tradições, nos legaram a prática do tiro a partir de 1906. As Festas de Rei e Rainha tem na marcha de Busca de Rei e Rainha sua marca registrada, evidenciando o valor do associativismo, o manejo e a destreza no tiro, o idioma, a música, a dança, o artesanato, a indumentária e a gastronomia típica. As atividades culminam com um grande baile onde são apresentadas as novas majestades do tiro. A tradição difundiu-se, surgindo diversas Associações de Tiro na região do Vale do Itapocu. Na localidade do Rio da Luz, em 1988, discutiu-se a criação de uma grande festa de confraternização entre as sociedades, que culminou com uma apresentação às autoridades de como seria este evento, denominado Pré-Schützenfest.

Em 18 de março de 1989, vinte e cinco sociedades se uniram e criaram a Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu - ACSCTVI, com o intuito de congregar as sociedades e de realizar a “1ª Festa dos Atiradores”, visando o resgate, a difusão e a manutenção das tradições germânicas. Em 16 de março de 1989, foi criada a Comissão Central Organizadora (CCO), com a atribuição de organizar os festejos da 1ª Schützenfest - Festa dos Atiradores, no período de 13 a 22 de outubro daquele ano. Foram realizadas competições de tiro, somente masculinas, nas modalidades Carabina 22, Chumbinho e Flecha.

A festa teve também entre seus atrativos, bandas e gastronomia típicas, dança folclórica e os estandes de tiro abertos à comunidade. A Schützenfest se consolidou como uma autêntica festa alemã e a CCO passou a aprimorar suas atrações, visando à manutenção das tradições e os costumes germânicos. Durante o ano, são realizados os torneios de tiro que determinam o Rei e a Rainha dos Atiradores, premiados durante a Festa. Criaram-se eventos paralelos, como o Schützenbaum, o Tiro Imprensa, Sons e Sabores, Schützenbier e em 2018 o Schützentag in Rio da Luz.

Hoje, 16 sociedades participam da Schützenfest, bem como na promoção das Festas de Rei e Rainha durante o ano, como forma de difundir junto à sua comunidade as tradições germânicas para a sua perenidade, vivenciando e enaltecendo o Patrimônio Cultural de Jaraguá do Sul.


  1. Bandas Típicas: Mais de 50 bandas típicas estarão animando os 11 dias de festa.

  2. Concurso de Majestades: A escolha da rainha e das princesas que representarão a 31ª Edição da Schützenfest em 2019, acontecerá no dia 16 de novembro. Já as majestades do tiro serão coroadas às 19h do dia 18, mar - cando o encerramento da festa.

  3. Sesc Móvel: Diariamente o Sesc disponibilizará várias atividades de recreação esportiva e de aventura de forma a estimular o desenvolvimento das crianças.

  4. Exposição: No Alvo da História

  5. Desfiles: Realização diária de marchas representativas das buscas de Reis e Rainhas e aos domingos desfiles das Sociedades e Clubes de Tiro do Vale do Itapocu.

  6. Grupos Folclóricos: Apresentações diárias de grupos folclóricos da cidade e região em diversas categorias.

  7. Prática Desportiva do Tiro: Estandes de tiro desportivo nas modalidades de seta, chumbinho e arco e flecha.

  8. Schützenbier: O Schützenbier é um chope criado e produzido especialmente para a festa por três cervejarias locais: Karsten, Königs Bier e Maestro.

 


 

Conceito gastronômico elaborado com base nas tradições da culinária alemã. Além das delícias dos Ecke’s (Restaurante Típico, Canto do Hambúrger, Canto da Batata, Canto da Batata Frita, Canto do Pretzel, do Waffle Alemão, do Café e do Strudel, Canto do Macarrão Típico Alemão, Canto do Espetinho, Canto dos doces, Frutas, Crepe e Sorvete, Canto da Salsicha,Canto do Pão com Bolinho e bife a milanesa alemão), a festa oferecerá várias opções de chope: Germânia, Heineken e as artesanais Karsten, Königs Bier e Maestro, além da Kostümverleih Typischem und Souvenirs (Loja de Trajes Típicos e Lembranças).



Venha ser um medalhista de tiro nas modalidades

Seta, Chumbinho e Arco e Flecha na maior festa de atiradores do Brasil!

 










    
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000