Turismo - Atrativos Regionais
Corupá:

RPPN – Emílio Fiorentino Batistella – Rota das Cachoeiras

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – Emílio Fiorentino Batistella é conhecida na região como a “Rota das Cachoeiras”, devido as 14 cachoeiras existentes no curso do Rio Novo, que corta a reserva. A última tem 125 m de queda. O acesso às cachoeiras é realizado pela trilha principal, denominada Trilha Passa Águas, que, margeando o rio leva o visitante a conhecer todas as 14 cachoeiras existentes na reserva; com extensão de 2.900 metros, seu percurso tem duração aproximada de 4 horas, ida e volta. A trilha secundária, Trilha do Araçá, foi a primeira trilha aberta na reserva e liga a primeira à última cachoeira. A reserva é administrada pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras. Possui infraestrutura de estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras. É recomendado que os visitantes usem roupas leves e tênis confortáveis e que levem água e alimentos. É cobrado ingresso a partir de 5 anos de idade. Os ingressos não são vendidos na portaria da reserva; os mesmos deverão ser adquiridos no trajeto até a reserva.

- Localização: Rio Novo Alto – a 15 km do Centro de Corupá
- Informações: (47) 3375-2232
- Horário de funcionamento: entrada a partir das 7h30min até as 14 horas nos meses de abril a outubro e até as 15 horas de novembro a março.

Seminário Sagrado Coração de Jesus
Da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Seminário SCJ de Corupá destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico romano, que teve sua construção iniciada em 1929 e inaugurada em 1932. Entre 1953 e 1970, foram acrescentadas outras construções. Hoje, com aproximadamente 20.000 m² de área construída, numa propriedade de 659.000 m², abriga: capela, museu, teatro, alojamentos comuns, residência dos padres, fábrica de velas, loja de souvenires, pavilhão de eventos, restaurante e o cemitério dos religiosos e sacerdotes da Congregação SCJ. Além das pastagens, da reserva legal, das lagoas e das áreas destinadas à agricultura, há ainda, uma grande área verde destinada ao turismo, com dois campos de futebol, quadras esportivas e belos jardins temáticos. Conhecido por muitos como um Recanto de Paz, além de deixar belas recordações pela exuberância da natureza ao seu entorno e pela beleza arquitetônica do prédio, teve, ao longo de sua história, ilustres moradores. Entre eles, o Servo de Deus Padre Aloísio Boeing. Foi seminarista e posteriormente, formador. Morou neste seminário por nove anos e sempre demostrou muito carinho por esta casa de formação. Há uma exposição fotográfica sobre sua vida, próximo a loja de souvenires. Atualmente o Seminário deu lugar à sede da Província Sul dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, e destaca-se como um dos mais belos cartões-postais da região norte catarinense.

- Horários:
Visita externa: diariamente das 8 às 18 horas; Missas – domingo às 10 horas;
Museu e loja de souvenires: domingo das 10 às 17 horas (dias de semana somente com agendamento);
Restaurante Seminário: domingo a partir das 11 horas (dias de semana somente para grupos e com agendamento).
- Endereço: Rua Padre Gabriel Lux, 900 – Bairro Seminário – Corupá – SC
- Telefone: (47) 3375-2083
- E-mail: agendamento@seminariodecorupa.com.br
- Site: www.seminariodecorupa.com.br


Alvim Seidel – Orquidário Catarinense

Há mais de 100 anos atuando na produção e comercialização de orquídeas, bromélias e plantas ornamentais. Com agendamento prévio, oferece a possibilidade de visita à área de produção em grupos de até 5 pessoas.
 
- Endereço: Rua Roberto Seidel, 1981 – Bairro Seminário
- Telefone: (47) 3375-1244
- Horário de funcionamento: posto de vendas atende de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
- Site: www.seidel.com.br

Café Colonial Café & Cia
- Endereço: Rua Roberto Seidel, 1106 – Bairro Seminário
- Telefone: (47) 3375-2490
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9 às 18h30, sábado e domingo das 9 às 20h30.
 
Cheers Irish Pub
Inspirado nos pubs irlandeses, o Cheers num ambiente climatizado, serve pratos inspirados na gastronomia brasileira e mediterrânea e possui uma vasta carta de cervejas e chopes.
 
- Endereço: Rua Miguel Lennert, 29 – Centro
- Telefone: (47) 3375-3624
- Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado a partir das 19 horas.
 
Mais informações: http://corupa.sc.gov.br/turismo/
Guaramirim:

Turismo Rural no Jacu-Açu
Num cenário rural, com campos, riachos e montanhas, a localidade oferece produtos típicos artesanais, que podem ser adquiridos diretamente nas propriedades. A localidade integra ainda, diversas casas em estilo enxaimel, equipamentos e estruturas de lazer e alimentação, a Comunidade Evangélica Luterana fundada em 1953 e a Sociedade Esportiva e Recreativa Comercial fundada em 1967.

Morro da Santa
Localizado no centro da cidade, é acessado por uma escadaria de 230 degraus ao longo de uma Via Sacra. No alto, está instalada a Capela Nossa Senhora Aparecida.

Mais informações: www.guaramirim.sc.gov.br/turismo
Massaranduba:

Pesque Pague Dori

- Atende de quarta-feira a domingo.
- Endereço: Estrada Segundo Braço
- Telefone: (47) 3379-1848
 
Morro Santo Anjo
Localizado a 15 Km do Centro, no Alto Guarani, possui 830 metros de altura.


Hotel Fazenda Massaranduba
É o antigo Hotel Fazenda Santo Antônio, revitalizado.

- Endereço: Rua Rio Bonito, 111 – Itoupava Central
- Telefone: (47) 8456-4237
- Site: www.hotelfazendamassaranduba.com.br
 
Revitacentri
Centro Trinitário de Revitalização, pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas, apresentando diversas terapias curativas, entre elas, acupuntura, ofurô, reflexologia, reiki, florais.
 
- Endereço: Rua Madre Rosa Antonina Hutnik, 425 – Guarani Mirim
- Telefone: (47) 3379-1202
- Site: www.revitacentri.com.br

Mais informações: http://massaranduba.sc.gov.br/turismo/
São João do Itaperiú:

Capela São João Batista
Localizada no Centro, a igreja foi construída em 1916.

Festa de São João
Festa tradicional em homenagem ao padroeiro, apresenta a maior fogueira de São João da região, com cerca de 30 metros de altura. A gastronomia típica, com produtos à base de farinha de mandioca, é um dos atrativos da festa que acontece anualmente no mês de junho.

Mais informações: http://pmsji.sc.gov.br/turismo/
Schroeder:

Vale do Rio Bracinho
Grande parte desta região está em área de preservação. Com belezas naturais ainda inexploradas, o Vale é frequentado por praticantes de trekking, mountain bike, rapel e canoagem.

Vale do Rio Braço do Sul
Região rica em nascentes, possui dezenas de ribeirões. Situado entre o Morro do Agudo e a Serra Feia, tem elevações acima de 800 metros. Nas proximidades do Morro do Agudo, localiza-se uma pista de downhill, com 3.216 metros de descida, considerada uma das melhores da América Latina.

Mais informações: www.schroeder.sc.gov.br



    
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000