Turismo - Atrativos Religiosos

IGREJA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO - CENTRO (CATÓLICA)
Nos primórdios da colonização, os padres franciscanos da Paróquia São Francisco de Assis, de Rodeio (SC), davam assistência religiosa à comunidade. Posteriormente, o atendimento passou a ser realizado por sacerdotes diocesanos da Paróquia São Francisco Xavier, de Joinville (SC). Destes, Padre Ernesto Schultz veio para Jaraguá com a missão de preparar a criação da nova paróquia. Foi o primeiro sacerdote a fixar morada no Vale do Itapocu.
 
A Paróquia Santa Emília (mudada para São Sebastião em 1926) foi criada no dia 31 de julho de 1912. Desde então, até a atualidade, a mesma é atendida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Em substituição da antiga Igreja Matriz, inaugurada em 1917 e demolida em 1957, foi iniciada a construção da atual Igreja Matriz São Sebastião em 1958 e concluída em 1962, cujas obras foram lideradas pelo Padre Donato Wiemes SCJ. O templo católico chama a atenção pela imponência e pelos vitrais que o decoram.
 
Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 632 - Bairro: Centro
Telefone: (47) 3371-0321
E-mail: matrizsaosebastiao@netuno.com.br
Horário das Santas Missas:
Terça, quinta, sexta, sábado e domingo: 19 horas
Quarta-feira: as 7 e 15h30
Domingo: as 7, 9h30 e 19 horas
Primeira sexta-feira do mês: as 7, 15h30, 19 horas e 23 horas (Adoração ao Santíssimo Sacramento durante o dia)

 

IGREJA APÓSTOLO PEDRO - CENTRO (IECLB)
A comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá foi fundada na data de 1o de abril de 1907, sob a liderança do Pastor Ferdinand Schlünzen. No mesmo ano foi fundada a escola, que serviu como lugar para os cultos, até a construção da atual igreja.

O templo foi inaugurado em maio de 1935, seguindo os padrões de edificação da Baixa Saxônia (Alemanha).

Os sinos, que ainda hoje assinalam os eventos mais importantes da comunidade, foram instalados em 26 de setembro de 1946. A torre possui um relógio, sempre afinado com o horário do município. A igreja possui um magnífico órgão de tubos.
 
Endereço: Rua Esthéria Lenzi Friedrih, 62 - Bairro: Centro
Telefone: (47) 3371-7226
E-mail: secretaria@apostolopedro.com.br
Horário dos Cultos:
Domingo: 9 horas
Segundo e quarto domingo de cada mês: 9 e 19h30
Quinta-feira: 19h30

 

CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES - RIO MOLHA (CATÓLICA)
É antiga a história da existência desta comunidade católica.

No ano de 1972 foi construída a gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.
Posteriormente foi edificada a atual igreja, de pedra, em substituição de outras existentes ao longo da história.

Além de possuir um local privilegiado devido o verde e as montanhas que a circundam, a Gruta, com três metros de altura, possui água corrente, fazendo o visitante recordar-se daGruta de Massabielle, onde ocorreram as aparições de Maria Santíssima, em Lourdes (França) no ano de 1858, à Santa Bernadette Soubirous.

No caminho, na beira da estrada, o visitante poderá percorrer as estações da Via Sacra, a qual reúne centenas de pessoas anualmente, na madrugada de Sexta-feira Santa.

A Capela Nossa Senhora do Rosário é muito procurada para a celebração de Matrimônios.
 
Endereço: Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, s/nº - Bairro: Rio Molha
Telefone: (47) 3276-3821 (Secretaria da comunidade: Segunda a quinta-feira, das 13 às 17h30. Sexta-feira, das 13 às 17h. Sábado, das 7h30 às 11 horas) - (47) 3371-0321 (Paróquia São Sebastião)
E-mail: comdorosario@yahoo.com.br - matrizsaosebastiao@netuno.com.br
Horário das Santas Missas:
Domingo: 8h30 (Igreja)
Dia 11 de cada mês: 19h30 (Missa devocional em honra à Nossa Senhora de Lourdes)
Todos os domingos, as 18 horas, acontece a recitação do Terço na Gruta. E nas segundas-feiras, as 19h30, recitação do Terço na Igreja.

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - NEREU RAMOS (CATÓLICA)
A comunidade teve início por volta de 1898, com a chegada de famílias provenientes da região de Trento (antigo Tirol Meridional), seguidas por vênetos e lombardos (norte da Itália). Construiu-se uma pequena capela de madeira e posteriormente uma em alvenaria.

O atual e terceiro templo católico de Nereu Ramos (antiga Retorcida) foi edificado entre os anos de 1947 a 1952, sendo inaugurado na data de 15 de agosto de 1952. Sua construção foi liderada e idealizada pelo Padre Antônio Echelmeyer SCJ.

Nascido em Emsdetten, Estado da Vestfália (Renânia do Norte-Vestfália), Alemanha, na data de 3 de maio de 1913 e ordenado sacerdote dehoniano em 1940, Padre Antônio Echelmeyer viveu praticamente toda a sua vida sacerdotal no Bairro Nereu Ramos. Além da igreja, liderou a construção de diversas outras obras na região. Falecido no dia 5 de abril de 1985 (Sexta-feira Santa), seus restos mortais repousam num mausoléu no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Com sua imponente arquitetura, o templo, em seu exterior, se apresenta com uma torre central e duas laterais. No interior, o teto foi construído em estilo estuque, revestido com pinturas. O piso é composto por ladrilhos em mosaico. Seu ambiente místico e convidativo à oração é facilitado pela presença, no presbitério, do antigo altar-mor de madeira com a imagem da padroeira Nossa Senhora do Rosário, vindos da segunda capela da localidade; e demais imagens sacras e quadros da Via Sacra, somados ao púlpito, mezanino (coro) com harmônio de 1939 e demais afrescos que enriquecem a nave central. O templo funcionou como sede do Curato Nossa Senhora do Rosário, de 1952 a 2009, quando criou-se a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, sendo a referida igreja designada como Matriz. No ano de 2008 passou por reformas.

Nos seus jardins localiza-se a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing SCJ, que chegou a Nereu Ramos em 1983 e, após o falecimento do Padre Antônio Echelmeyer, foi o responsável pela assistência pastoral da comunidade até o ano de 2005. Faleceu na data de 17 de abril de 2006.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário está inserida na Rota Italiana.
 
Endereço: Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 - Bairro: Nereu Ramos
Telefone: (47) 3276-1002
E-mail: psec63@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Quarta-feira: 15 horas
Terça, quinta, sexta e sábado: 19 horas
Domingo: 9h30
Mensalmente, no dia 17, acontecem as Missas pela Beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing às 15 e às 20 horas.
 
 

INSTITUTO PADRE ALOÍSIO - SERVO DE DEUS
O Padre Aloísio Boeing nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, na localidade de Vargem do Cedro, município de São Martinho (SC). Foi ordenado sacerdote dehoniano em 1940.  Depois de ordenado, trabalhou um ano como vigário paroquial na cidade de Varginha (MG). Nos nove anos seguintes foi professor e orientador espiritual dos seminaristas no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá (SC). Após esse período, foi designado à função de mestre de noviços, exercendo esse importante serviço por 24 anos, 20 dos quais em Jaraguá do Sul. Em 1974 fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.
Em 1985 assumiu os cuidados pastorais da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, onde permaneceu até sua morte, ocorrida no dia 17 de abril de 2006, aos 92 anos de idade.
Está sepultado no jardim lateral da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e, desde o sepultamento, seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e de oração. No dia 17 de maio de 2013 foi aberto oficialmente o processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing SCJ.
Mensalmente, no dia 17, lembrando o seu falecimento, são celebradas Santas Missas às 15h e às 20h.
O Instituto Padre Aloísio foi fundado em abril de 2013 e tem por finalidade promover o processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus.
 
Endereço: Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 - Sala B - Bairro: Nereu Ramos
Telefone: (47) 3058-4281
Site: www.padrealoisio.org.br
E-mail: instituto@padrealoisio.org.br

 

CAPELA SANTO ANTÔNIO - BAIRRO SANTO ANTÔNIO (CATÓLICA)
No ano de 1907 foi construída uma capela de madeira dedicada a Santo Antônio de Pádua (de Lisboa).

Em 1951, foi inaugurado o atual templo em alvenaria, cujas obras foram lideradas pelo Padre Vicente Schmitz SCJ, então pároco da Paróquia São José de Corupá (SC), a quem estava confiada a assistência pastoral da referida comunidade.

No ano de 1952, quando Padre Antônio Echelmeyer SCJ, tendo concluído as obras de edificação da Igreja Nossa Senhora do Rosário fixou morada em Nereu Ramos, a Capela Santo Antônio passou a ser atendida por esta, permanecendo até a atualidade.

Além do templo, existe também a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

No mês de junho, realiza-se a festa em honra ao padroeiro, celebrado liturgicamente no dia 13 do citado mês.

A Igreja Santo Antônio está inserida na Rota Italiana.
 
Endereço: Rua Ricardo Luiz Floriani, s/nº - Bairro: Santo Antônio
Telefone: (47) 3276-1002
E-mail: psec63@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Quarto domingo do mês: 8 horas
Dia 13 de cada mês: 19h30 - (Missa devocional em honra a Santo Antônio)

 

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA - RIBEIRÃO GRANDE DO NORTE (CATÓLICA)
Foi edificada pelo povo da localidade, tendo a frente o Padre Vicente Schmitz SCJ, então pároco da Paróquia São José de Corupá (SC).

Sua inauguração deu-se em 1962, substituindo a antiga capela de madeira, dedicada ao Senhor Bom Jesus; modificando o patrono para Nossa Senhora Aparecida, com o intuito de honrar a padroeira do Brasil.

No ano de 2009, com a criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Nereu Ramos, a Capela passou a pertencer à citada.

Anualmente, no dia 12 de outubro, quando celebra-se liturgicamente Nossa Senhora Aparecida, a comunidade realiza sua festa; iniciando com uma carreata que parte da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, levando a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil até a Capela Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Grande do Norte. Na sequência é celebrada a Santa Missa, seguida pelo festejos.

A Capela Nossa Senhora Aparecida está inserida na Rota Italiana.
 
 
Endereço: Rua Quirino Lunelli, s/nº - Bairro: Ribeirão Grande do Norte
Telefone: (47) 3276-1002
E-mail: psec63@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Primeiro e terceiro domingo do mês: 8 horas
Dia 12 de cada mês: 19h30 - (Missa devocional em honra à Nossa Senhora Aparecida)

 

CAPELA SANTA LUZIA - BAIRRO SANTA LUZIA (CATÓLICA)
A comunidade teve início em 1920, com aproximadamente 20 famílias. A grande maioria dessas era de origem italiana, sobretudo provenientes da região de Trento (antigo Tirol Meridional) e do Vêneto, norte da Itália. A localidade era denominada de Itapocuzinho Alto.

A antiga Capela Santa Luzia teve sua construção iniciada em 1942, com sua inauguração realizada em 1950.

No ano de 1970 iniciou-se a construção da nova e atual igreja. No ano seguinte já era utilizada para a celebração da Santa Missa.

Em dezembro, realiza-se a festa da padroeira, Santa Luzia, cuja memória litúrgica é celebrada no dia 13 de dezembro. Nascida em Siracusa (Sicilia), no sul da Itália e martirizada no ano 304, Santa Luzia é invocada como protetora contra as doenças da visão.

A Capela Santa Luzia está inserida na Rota Italiana.

Anualmente, na madrugada de Sexta-feira Santa, acontece a Via Sacra, partindo da vizinha Capela Nossa Senhora de Fátima (no Bairro Santa Luzia), percorrendo as 14 estações retratadas em pequenos oratórios ao longo da estrada em subida, concluindo-se na Gruta Nossa Senhora das Graças (Estrada do Manso).
 
Endereço: Rua Carlos Frederico Ramthum, s/nº - Bairro: Santa Luzia
Telefone: (47) 3307-1003 (Secretaria da comunidade - Segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas e Sábado, das 8 às 11 horas) (47) 3370-2368 (Paróquia São Francisco de Assis)
E-mail: psec61@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Sábados: 19 horas

 

IGREJA LUTERANA DE SANTA LUZIA (IECLB) - TOMBADA
A primeira família luterana a fixar morada na região de Santa Luzia (antiga Itapocuzinho Alto) foi a de Carlos Frederico Ramthun e Maria Schmauch Ramthun.

As atividades da Igreja de Confissão Luterana tiveram início no ano de 1926, com cultos realizados nas casas das famílias. Em 1927 fundou-se a comunidade, com 11 famílias.

Na data de 31 de julho de 1949 foi realizada a festa da pedra fundamental, cuja inauguração deu-se em 5 de agosto de 1951.

O templo foi utilizado para os serviços religiosos até 1984, quando passaram a realizar-se no salão comunitário, até a inauguração da nova igreja, no ano de 2000.

O tombamento municipal como edificação histórico-arquitetônica aconteceu por meio do decreto 4.367/2001.
 
Endereço: Rua Carlos Frederico Ramthum, s/nº - Bairro: Santa Luzia
Telefone: (47) 3275-0435 (Paróquia Apóstolo Tiago)
E-mail: paroquiatiago@gmail.com

 

CAPELA SÃO JOÃO BATISTA - VILA CHARTRES (CATÓLICA)
A comunidade foi fundada em 1935. A primeira capela foi construída no ano de 1948. No ano de 1991 ocorreu a festa da pedra fundamental da atual.

Anualmente, no mês de junho, a comunidade realiza a grande festa em honra ao padroeiro São João Batista, cuja comemoração litúrgica de seu nascimento ocorre no dia 24 de junho. Nesta, percebe-se a tradicional fogueira junina.

Em 2015, a comunidade festejou os 80 anos de sua fundação.

A Capela São João Batista está inserida na Rota Italiana.
 
Endereço: Rodovia Waldemar Gumz, s/nº - Bairro: Vila Chartres
Telefone: (47) 3370-2368 (Paróquia São Francisco de Assis)
E-mail: psec61@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Domingos: 9h30

 

IGREJA TRÊS RIOS DO NORTE (IECLB)
A história da comunidade tem início no dia 20 de novembro de 1921. Entretanto, antes desse período, já se registrava a presença de pessoas de religião luterana na região.

Nos primórdios, a comunidade se reunia numa pequena escola. No início da década de 50 optou-se pela construção do novo e atual templo, sob a liderança do Pastor Hermann Richard Waidner que decidiu, por ser de fácil acesso, que a mesma fosse edificada na confluência da estrada antiga com a estrada nova, na localidade.

Na data de 28 de fevereiro de 1954 aconteceu o lançamento da pedra fundamental e, após intenso trabalho em mutirão, o templo foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1955. Os sinos foram adquiridos em 1962.

A construção possui uma torre, com arquitetura que traduz a fé e a cultura teuto-brasileira.
 
Endereço: Rua Domingos Anacleto Garcia, 385 - Bairro: Três Rios do Norte
Telefone: (47) 3275-0435 (Paróquia Apóstolo Tiago)
E-mail: paroquiatiago@gmail.com
 
 

CAPELA E GRUTA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - CZERNIEWICZ (CATÓLICA)
A história da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu com as Santas Missões Redentoristas, em 1985. A fundação deu-se na data de 16 de junho de 1985.

Os anos foram passando e a comunidade cresceu. Então, surgiu um novo sonho: a construção de uma igreja. Todavia, haviam questões burocráticas que impediam a derrubada das árvores no local. Surpreendentemente, no dia 23 de março de 2001, por volta das 15h, surgiu um temporal acompanhado de ventos fortes, que derrubaram cerca de 80% das árvores do terreno no qual se pretendia construir o templo. Contudo, a intempérie só destruiu parte das árvores e nada próximo ao local foi atingido. Com esse episódio, a comunidade percebeu a ação de Deus e a intercessão de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro; e também o sinal de que a capela deveria ser edificada no local desejado.

Atualmente, encontra-se a igreja de pedras com duas torres. Construída em dois anos, é composta por 29,5 mil pedras. Foi inaugurada em 18 de junho de 2005.

Nas proximidades, localiza-se a Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foi totalmente revitalizada e foi reinaugurada no dia 28 de maio de 2017, possuindo um teto em formato de concha. É atendida pastoralmente pela Paróquia São Cristóvão.
 
Endereço: Rua Henrique Marquardt, s/nº - Bairro: Czerniewicz
Telefone: (47) 3370-1005 - (47) 3371-7343 (Paróquia São Cristóvão)
E-mail: psec80@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Sábado: 17 horas
Novena em honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dia 27 de cada mês: Terço as 19 horas e Santa Missa as 19h30 (com benção da saúde, objetos, água e chá). Quando dia 27 for no domingo, não haverá Missa.

 

IGREJA APÓSTOLO TIAGO (IECLB)
O trabalho pastoral desta comunidade se iniciou na década de 80, cuja fundação ocorreu no dia 8 de março de 1986. Após vários anos se reunindo numa escola e, posteriormente, no salão comunitário, na data de 11 de setembro de 2005 aconteceu o lançamento da pedra fundamental do templo.

As obras de construção iniciaram-se no dia 9 de janeiro de 2006. Na data de 27 de outubro de 2013 aconteceu a inauguração.

O templo foi projetado em formato de um barco, com 65 vitrais e tem capacidade para 380 pessoas sentadas.
 
Endereço: Rua Roberto Ziemann, 1554 - Bairro: Czerniewicz
Telefone: (47) 3275-0435 (Paróquia Apóstolo Tiago)
E-mail: paroquiatiago@gmail.com

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA - ILHA DA FIGUEIRA (CATÓLICA)
A comunidade Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 1962. A primeira capela, construída em 1964, era de madeira. Em 1975 foi construído o templo em alvenaria. Foi elevada a condição de Paróquia no dia 11 de outubro de 2013.

No ano de 2014 inaugurou-se a torre quadrada e cercada de vidros, na frente da igreja.

Anualmente, no feriado do dia 12 de outubro, quando celebra-se liturgicamente Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia realiza uma grande festa. Inicia-se com uma carreata, que parte da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro, percorrendo o trajeto até o templo, na Ilha da Figueira, levando a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil. Na chegada, após a celebração da Santa Missa, acontecem os festejos externos. Todos anos registra-se um número de aproximadamente 5.000 mil pessoas.
 
Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida, 4130 - Bairro: Ilha Figueira
Telefone: (47) 3370-5773
E-mail: psec73@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Sábado: 19 horas
Domingo: 9h30 e 19 horas
Dias 12 e 18 de cada mês: 19h30
Primeira sexta-feira do mês: 19h30
 
 

CHIESETTA ALPINA
Jaraguá do Sul abriga o primeiro Monumento à Fé do Imigrante, a Chiesetta Alpina. Inspirada na milenar Igreja de São Simão Apóstolo, de Vallada Agordina, na província de Belluno, Itália, a Chiesetta é consagrada ao Cristo dos Alpes, única no Brasil, e se constitui numa marcante edificação comemorativa pelo transcurso, em 2011, dos 150 anos da unificação italiana. O monumento é dedicado ao Papa João Paulo I, Albino Luciani, o Papa Sorriso, que é natural das montanhas e de família de emigrantes.
 
De iniciativa da comunidade italiana, quer homenagear todos os imigrantes que vieram dos países da região dos Alpes e Apeninos. O Morro Boa Vista foi escolhido como local ideal por lembrar as montanhas dolomitas. O movimento pela sua construção iniciou em 2010; a pedra fundamental foi lançada em 2011; em dezembro de 2012 foi inaugurada a primeira etapa das obras. A última etapa das obras foi encerrada com a cerimônia de sua dedicação, no dia 22 de novembro de 2014, com a colocação das janelas, a finalização da torre, a unção do altar feito em pedra dolomita proveniente da Itália, o capitel e a fonte. Em seu interior está um crucifixo do ano de 1700, e uma pintura de São Miguel do renomado pintor e escultor italiano Franco Murer.

Localizada num terreno de 20 mil m², doado por uma família descendente de imigrantes, o projeto da Chiesetta segue as mesmas características das igrejas dos Alpes. A área construída é de 132,35 m² e uma torre de 27 metros de altura. Internamente a Chiesetta tem espaço para 80 pessoas sentadas e em seu entorno, áreas de convívio para visitantes, um bosque com árvores típicas da região alpina, estacionamento, instalações
sanitárias, além dos serviços de vigia. Com localização privilegiada, numa altitude de 570m, é avistada de diversos pontos da cidade.O Círculo Italiano de Jaraguá do Sul é a entidade mantenedora do monumento.
 
Endereço: Rodovia Municipal JGS 453 - acesso pela Rua Domingos Rosa - Bairro: Bairro Ilha da Figueira, na subida do Morro Boa Vista.
Telefone: (47) 3370-8636 (Círculo Italiano)
E-mail: circulo.italiano@netuno.com.br
Site: www.chiesettaalpina.org
Visitação: Quarta-feira a domingo das 8 às 17 horas
Missas: Segundo domingo de cada mês, às 10h30, seguida de almoço.

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - BARRA DO RIO CERRO (CATÓLICA)
Os pioneiros que colonizaram as terras da Barra do Rio Cerro, a partir de 1891, eram todos de língua italiana, sendo trentinos (do antigo Tirol Meridional), vênetos e lombardos.

A construção da atual Igreja Nossa Senhora das Graças (terceiro templo católico da localidade) foi iniciada em 1958 e sua inauguração deu-se na data de 7 de setembro de 1960. No ano de 2003, foi criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças, sendo a mesma igreja designada como Matriz. Em 2011 passou por reformas.

Diante do templo, encontra-se a imagem de Nossa Senhora das Graças, a qual faz recordar a conhecida “Medalha Milagrosa”, fruto da aparição de Maria Santíssima à Santa Catarina Labouré, em Rue du Bac, Paris (França), em 1830.

Endereço: Rua Ângelo Rubini, 1256 - Bairro: Barra do Rio Cerro
Telefone: (47) 3376-1931
E-mail: psec59@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Quarta-feira: 14 horas
Sexta-feira: 19 horas (Primeira sexta-feira do mês: 7 e 16 horas)
Sábado: 19 horas
Domingo: 8 e 18 horas
Dia 27 de cada mês: 19 horas (Missa devocional em honra à Nossa Senhora das Graças - Se dia 27 for domingo: 18 horas)

 

NOVICIADO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - BARRA DO RIO CERRO
A casa de formação foi fundada em 1956 pelo Padre Aloísio Sebastião Boeing SCJ, onde exerceu a missão de mestre de noviços durante 20 anos. Edificada para abrigar a etapa de formação chamada de noviciado (último período de formação antes da profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência para os religiosos) serve para este fim até os dias de hoje. Pertence a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

O local, considerado um recanto de fé, que exala espiritualidade, além dos espaços da comunidade religiosa e dos belos jardins, abriga a Gruta Nossa Senhora de Fátima e a Capela. Nesta última são celebradas Santas Missas e Matrimônios. Além do rio que serpenteia o lugar, existem lagoas e a Via Sacra.

No dia 13 de cada mês (quando se recordam as aparições de Maria Santíssima em Fátima, Portugal) são celebradas duas Santa Missas na Capela: às 15h30 e às 19h30; ambas precedidas pela recitação do Terço. Semanalmente, nas quintas-feiras, às 19 horas, também é celebrada uma Santa Missa na referida Capela. Nos domingos, às 19h, acontece a recitação do Terço na Gruta. Horários: A visitação externa, na gruta e nos jardins, pode ser feita diariamente, das 8 às 21 horas.
 
Endereço: Rua Padre Aloísio Boeing, 742 - Bairro: Barra do Rio Cerro
Telefone: (47) 3376-0559
E-mail: secretarianoviciado@gmail.com
Site: www.scj.org.br/nossas-obras/6
 
 

IGREJA CRISTO SALVADOR - BARRA DO RIO CERRO (IECLB)
Antes de 1902, a comunidade era atendida por pastores que vinham de Timbó (SC), Blumenau (SC) e Pomerode (SC). Formada em sua grande maioria por famílias de origem alemã, migradas do Vale do Itajaí.

No ano de 1907, com a criação da Paróquia Evangélica Luterana de Jaraguá, o atendimento passou a ser realizado pelo Pastor Ferdinand Schlünzen. Em 1922 foi criada a Paróquia Barra do Rio Cerro. Então, faz-se necessário citar a atuação do Pastor Johann Albert Leopold Schneider, que atendeu a comunidade de 1922 até 1958.

A pedra fundamental do templo foi lançada no dia 1o de maio de 1930. A inauguração deuse em 7 de fevereiro de 1932. Os sinos foram colocados em 1936. Os vitrais foram adquiridos em 1979. E, na data de 23 de março de 1997 aconteceu a inauguração das reformas e ampliação da igreja.
 
Endereço: Rua Pastor Albert Schneider, 353 - Bairro: Barra do Rio Cerro
Telefone: (47) 3376-1465 (Paróquia Evangélica Luterana da Barra do Rio Cerro)
E-mail: paroquiabarradoriocerro@gmail.com
 
 

IGREJA DO REDENTOR - JARAGUÁ 99 (IELB)
O primeiro culto ocorreu em 1933, com o Pastor Emil Reinheimer, que atuava em Schroeder (SC), na casa da família Hartmann, no Ribeirão das Pedras, onde participaram 18 famílias.

A comunidade foi fundada no dia 20 de outubro de 1935. A construção do templo ocorreu em 1957. Na época, o atendimento espiritual era realizado pelo Pastor Walter Dreyer.
 
Endereço: Rua Bertha Weege, 3438 - Bairro: Jaraguá 99
Telefone: (47) 3376-1421
E-mail: gersonzschornack@hotmail.com
Horário dos Cultos:
Primeiro e terceiro domingo: 8h30
Segundo e quarto sábado: 19h30
 
 

CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE - JARAGUÁ 84 (CATÓLICA)
A origem da comunidade da Santíssima Trindade está ligada à chegada dos primeiros imigrantes vindos da Hungria, em 1891. Segundo algumas fontes, sabe-se que existia uma capela católica no povoado antes de 1895, a qual foi demolida no início da década de 1920.

A Capela Santíssima Trindade foi inaugurada em 1926, sendo a segunda mais antiga do município e uma das três únicas igrejas com arquitetura húngara no Brasil. Foi reformada em 2008.

Está inserida na Rota Húngara.
 
Endereço: Rua Bertha Weege, s/nº - Bairro: Jaraguá 84
Telefone: (47) 3376-1931 (Paróquia Nossa Senhora das Graças)
E-mail: psec59@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Segundo domingo: 8 horas
Terceiro domingo: 8 horas
Quarto sábado: 19 horas
 
 

CAPELA SANTO ESTEVÃO - GARIBALDI (CATÓLICA)
Esta comunidade está relacionada com a construção da escola (capela) dedicada a Santo Estêvão, em 1894. A antiga capela de madeira localizava-se nas imediações do atual cemitério da localidade, mais precisamente onde atualmente se encontra o Posto de Saúde.

A Capela Santo Estevão, construída em 1922, é a mais antiga do município de Jaraguá do Sul. Formada em sua maioria por descendentes de húngaros, seus antepassados escolheram como padroeiro o santo patrono de seu país de origem, sendo este o Rei Estevão, que converteu a Hungria ao cristianismo. Sua imagem, que se encontra no altarmor do templo, foi trazida da Hungria por Georg Wolf.

A capela possui vários detalhes que a caracterizam como uma das três únicas com arquitetura húngara no Brasil. A memória litúrgica de Santo Estevão da Hungria é celebrada pela Igreja Católica no dia 16 de agosto. Nos anos de 1959 e 2006 a capela passou por reformas.

No mês de setembro acontece a tradicional festa da comunidade.

A Capela Santo Estêvão está inserida na Rota Húngara.
 
Endereço: Rodovia JGS 466, s/nº - Bairro: Garibaldi
Telefone: (47) 3376-1931 (Paróquia Nossa Senhora das Graças)
E-mail: psec59@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Primeiro domingo: 8 horas
Segundo domingo: 9h30
Quarto sábado: 17h30
 
 

IGREJA MARTIM LUTERO - GARIBALDI (IECLB)
A comunidade foi fundada pelo Pastor Ferdinand Schlünzen, em 24 de novembro de 1902. Os primeiros cultos foram realizados numa casa particular, posteriormente foi construída uma casa de madeira e nos fins de 1922 edificou-se uma nova igreja, que servia também de escola.

No dia 28 de março de 1926 inaugurou-se um novo espaço, o qual serviu de templo por 26 anos.

Finalmente, na data de 17 de setembro de 1950, foi lançada a pedra fundamental da atual igreja. A inauguração deu-se em 12 de outubro de 1952. Os sinos foram colocados em 1954, no mesmo ano em que a comunidade adquiriu o harmônio. Em 2001 realizaram-se algumas reformas.
 
Endereço: Rodovia Jgs 466, s/nº - Bairro: Garibadi
Telefone: (47) 3273-7490 (Paróquia Bom Samaritano)
E-mail: bomsamaritanoparoquia@gmail.com
 
 

CAPELA SANTA CRUZ - JARAGUAZINHO (CATÓLICA)
A localidade de Jaraguazinho, segundo informações, foi colonizada a partir de 1891, com famílias provenientes da Hungria.

A construção da atual Capela Santa Cruz (o terceiro templo católico da localidade) foi iniciada em 1951 e inaugurada no dia 4 de maio de 1952. No presbitério, encontram-se as quatro imagens narrando a cena da crucificação, conforme o Evangelho de São João: Cristo crucificado, Maria a Mãe de Jesus, São João Evangelista e Santa Maria Madalena.

A comunidade realiza sua festa anual no mês de maio.

A Capela Santa Cruz está inserida na Rota Húngara.
 
Endereço: Rodovia JGS 481, s/nº - Bairro: Jaraguazinho
Telefone: (47) 3376-1931 (Paróquia Nossa Senhora das Graças)
E-mail: psec59@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Segundo sábado: 19 horas
Quarto domingo: 8 horas
 
 

CAPELA SÃO PEDRO - ALTO GARIBALDI (CATÓLICA)
Foi através deste caminho da alta Serra do Garibaldi que começaram a chegar os colonizadores de toda a região do Garibaldi e Barra do Rio Cerro.

Nos primórdios da colonização do Alto Garibaldi, foi constituída uma capela dedicada a São Pedro. Décadas depois, mais precisamente nos anos 40, edificou-se o segundo local de culto católico da localidade.

A atual Capela São Pedro foi construída a partir de 1957, passando por reformas em 1972, 1989 e 2005. Nesta encontram-se o altar-mor e os bancos da antiga Igreja Matriz São Sebastião.

A comunidade realiza anualmente a festa do padroeiro no início do mês de julho.

Está inserida na Rota Húngara.
 
Endereço: Rodovia JGS 382, s/nº - Bairro: Alto Garibaldi
Telefone: (47) 3376-1931 (Paróquia Nossa Senhora das Graças)
E-mail: psec59@diocesejoinville.com.br
Horário das Santas Missas:
Segundo sábado: 17h30
Quarto domingo: 9h30
 
 

IGREJA CRISTO BOM PASTOR - RIO CERRO II (IECLB)
Em 1899 surgiu a “Comunidade do Rio Serro”, com famílias de origem alemã migradas do Vale do Itajaí. A assistência religiosa estava a cargo dos pastores de Badenfurt e Pomerode, até 1931, quando passava a integrar a Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá.

Inicialmente, existia uma construção de madeira que servia tanto de escola como igreja; substituída, em 1913, por outra em alvenaria, a qual serviu à comunidade até 1932.

Assim, iniciou-se a construção da atual igreja, a qual foi inaugurada no dia 6 de novembro de 1932, com assistência religiosa do Pastor Ferdinand Schlünzen. Em 1966 passou a pertencer à Paróquia Luterana da Barra do Rio Cerro permanecendo nesta até 1996, quando tornou-se a Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro.

A Igreja Cristo Bom Pastor está inserida na Rota Alemã.
 
Endereço: Rodovia Wolfgang Weege, 9015 - Bairro: Rio Cerro II
Telefone: (47) 3376-0234 (Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro)
E-mail: paroquiariocerro@ig.com.br
 
 

IGREJA APÓSTOLO PAULO - RIO DA LUZ II (IECLB)
A comunidade é formada por famílias de origem alemã, cujos antepassados migraram para a região vindos de Blumenau e Pomerode. Inicialmente reuniam-se numa casa de madeira, a qual servia tanto de igreja como de escola.

A pedra fundamental do templo foi lançada na data de 29 de abril de 1956, com sua inauguração em 26 de maio de 1958. No ano de 2004 a igreja passou por reformas.

Situa-se na área de tombamento do Conjunto Rural do Rio da Luz, a qual integra os Roteiros Nacionais de Imigração.

A Igreja Apóstolo Paulo, de Rio da Luz II, está inserida na Rota Alemã.
 
Endereço: Rua Eurico Duwe, s/nº (Rodovia JGS 452) - Bairro: Rio da Luz II
Telefone: (47) 3376-1465 (Paróquia Evangélica Luterana da Barra do Rio Cerro)
E-mail: paroquiabarradoriocerro@gmail.com
 
 

IGREJA APÓSTOLO PEDRO - RIBEIRÃO GRANDE DA LUZ (IECLB)
É muito antiga a história desta comunidade. Inicialmente era atendida por pastores deTimbó e Pomerode. Posteriormente, passou a integrar a Paróquia Evangélica Luterana da Barra do Rio Cerro.

Os cultos eram realizados na escola da localidade. No ano de 1950 foi inaugurado um pequeno templo de madeira. Em 1979 foi lançada a pedra fundamental da nova e atual igreja, a qual foi inaugurada no dia 13 de fevereiro de 1980. Passou por reformas no ano de 1996.

Situa-se na área de tombamento do Conjunto Rural do Rio da Luz, a qual integra os Roteiros Nacionais de Imigração.

A Igreja Apóstolo Pedro, de Ribeirão Grande da Luz, está inserida na Rota Alemã.
 
Endereço: Rodovia JGS 473, s/nº - Bairro: Ribeirão Grande da Luz
Telefone: (47) 3376-1465 (Paróquia Evangélica Luterana da Barra do Rio Cerro)
E-mail: paroquiabarradoriocerro@gmail.com
 
 

IGREJA DA PAZ - RIO DA LUZ VITÓRIA (IECLB)
Há indícios de que a história desta comunidade tenha se iniciado antes de 1900. No entanto, integrou-se à Paróquia Luterana de Jaraguá apenas em 1916. Como na maioria das comunidades nascentes, um mesmo prédio servia para igreja e escola.

Na data de 5 de maio de 1957 lançou-se a pedra fundamental para a construção da atual igreja, a qual foi inaugurada no dia 4 de maio de 1958, possuindo já os sinos, que vieram de Blumenau (SC). O harmônio veio de São Bento do Sul (SC).

Em 2007 o templo passou por reformas.

Situa-se na área de tombamento do Conjunto Rural do Rio da Luz, a qual integra os Roteiros Nacionais de Imigração.

A Igreja da Paz está inserida na Rota Alemã.
 
Endereço: Rodovia JGS 489, s/nº - Bairro: Rio da Luz Vitória
Telefone: (47) 3376-1465 (Paróquia Evangélica Luterana da Barra do Rio Cerro)
E-mail: paroquiabarradoriocerro@gmail.com
 
 

IGREJA SALVADOR - RIO DA LUZ (IELB)
A Igreja Evangélica Luterana do Salvador, no Rio da Luz, conforme seus estatutos, foi fundada por Walter Jungton, Emílio Rheinheimer, Henrique Heise e Carlos Schroeder em 28 de março de 1935.

O antigo templo de madeira ainda hoje é utilizado pela comunidade, pertencente à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (antigo Sínodo de Missouri), cuja sede localiza-se em Porto Alegre (RS).

Situa-se na área de tombamento do Conjunto Rural do Rio da Luz, a qual integra os Roteiros Nacionais de Imigração.
A Igreja Salvador está inserida na Rota Alemã.
 
Endereço: Rua Eurico Duwe, s/nº - Bairro: Rio da Luz
Telefone: 3376-3625 (Igreja Ebenézer)
E-mail: siriogretschmann@yahoo.com.br
Cultos:
Duas vezes por mês
 
 

SEMINÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CORUPÁ (SC)
Da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Seminário SCJ de Corupá destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico romano, que teve sua construção iniciada em 1929 e inaugurada em 1932, sendo a parte antiga uma obra do Padre Jacó Gabriel Lux SCJ.

Entre 1953 e 1970, foram acrescentadas outras construções lideradas pelo Padre Antônio Echelmeyer SCJ, sendo o responsável por mais de 80% de toda a construção do que é o Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Hoje, com aproximadamente 20.000 m² de área construída, numa propriedade de 659.000 m², abriga: Capela, museu, teatro, alojamentos comuns, residência dos padres, fábrica de velas, loja de souvenires, pavilhão de eventos, restaurante e o cemitério dos religiosos e sacerdotes da Congregação SCJ. Além das pastagens, da reserva legal, das lagoas e das áreas destinadas à agricultura, há ainda, uma grande área verde destinada ao turismo,
com dois campos de futebol, quadras esportivas e belos jardins temáticos.

Conhecido por muitos como um Recanto de Paz, além de deixar belas recordações pela exuberância da natureza ao seu entorno e pela beleza arquitetônica do prédio, teve, ao longo de sua história, ilustres moradores. Entre eles, o Servo de Deus Padre Aloísio Boeing. Foi seminarista e, posteriormente, formador. Há uma exposição fotográfica sobre sua vida, próximo a loja de souvenires.

Atualmente o Seminário deu lugar à sede da Província Brasileira Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e destaca-se como um dos mais belos cartões-postais do Norte de Santa Catarina.
 
Endereço: Rua Padre Gabriel Lux, 900 - Bairro: Seminário - Corupá (SC)
Telefone: (47) 3375-2083
E-mail: agendamento@seminariodecorupa.com.br
Site: www.seminariodecorupa.com.br
Horários:
Visita externa: Diariamente, das 8 às 18 horas
Santa Missa na Capela: Domingo, às 10 horas
Museu e loja de souvenires: Domingo, das 10 às 17 horas
Restaurante: Domingo, a partir das 11 horas
Café colonial: Domingo, a partir das 14 horas



Visite também:

MEMORIAL DAS VÍTIMAS DA EXPLOSÃO DA FÁBRICA DE PÓLVORA
No dia 6 de novembro de 1953, por volta das 9h30, o município de Jaraguá do Sul foi abalado com três explosões da Fábrica de Pólvora, a qual situava-se no local hoje conhecido como Tifa da Pólvora. Registrou-se um total de dez mortos e doze feridos.

O radialista Athayde Machado (conhecido como Dadi), compôs a canção “Dez cruzes emparelhadas”, recordando o triste acontecimento.

Em 2013, ao recordar-se os 60 anos da tragédia, ergueu-se um monumento no Cemitério Municipal, cuja bênção e inauguração deu-se na data de 1º de novembro daquele ano, como parte das iniciativas realizadas em recordação do triste acontecimento.

O visitante encontrará uma cruz, com cerca de sete metros de altura, cercada pela representação de uma mão que abençoa as outras dez cruzes, as quais recordam as dez vítimas.
 
Endereço: Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, s/nº - Bairro: Centro - Jaraguá do Sul (SC).




    

 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000