Turismo Religioso
Além das belíssimas igrejas existentes na região, no roteiro de Turismo Religioso em Jaraguá do Sul acentua-se o processo de Beatificação e Canonização do Padre Aloísio Boeing e compreende vários locais relacionados a sua trajetória de vida religiosa e sacerdotal, integrando também o município de Corupá. O roteiro inclui também a Chiesetta Alpina: monumento dedicado à fé dos imigrantes que se estabeleceram na região.

Rota de Fé do Padre Aloísio
Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing SCJ
O Padre Aloísio Boeing nasceu em 1913 na localidade de Vargem do Cedro, município de São Martinho (SC). Foi ordenado sacerdote em 1940. Depois de ordenado, trabalhou um ano como vigário paroquial na cidade de Varginha (MG). Nos nove anos seguintes foi professor e orientador espiritual dos seminaristas no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá. Após este período, foi designado à função de mestre de noviços, exercendo esse importante serviço por 24 anos, 20 dos quais em Jaraguá do Sul. Em 1974 fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. Em 1985 assumiu os cuidados pastorais da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, onde permaneceu até sua morte, ocorrida no dia 17 de abril de 2006, aos 92 anos de idade.
Está sepultado no jardim lateral da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e, desde o sepultamento, seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e de oração. No dia 17 de maio de 2013 foi aberto oficialmente o processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing SCJ.
Mensalmente, no dia 17, lembrando o seu falecimento, são celebradas as Missas pela Beatificação do Servo de Deus às 15h e às 20h.
Instituto Padre Aloísio - Fundado em abril de 2013, tem por finalidade promover o processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Aloísio.

Endereço:
Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 - Sala B - Bairro Nereu Ramos
Telefone: (47) 3058-4281
Site: www.padrealoisio.org.br
E-mail: instituto@padrealoisio.org.br
 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Foi edificada entre os anos de 1947 a 1952, sendo inaugurada na data de 15 de agosto de 1952. Sua construção foi liderada e idealizada pelo Padre Antônio Echelmeyer SCJ, sendo este o terceiro templo católico da história do Bairro de Nereu Ramos.

Padre Antônio Echelmeyer, falecido no dia 5 de abril de 1985, viveu praticamente toda a sua vida sacerdotal na região de Nereu Ramos, onde, além da Igreja, liderou a construção de diversas outras obras na região. Seus restos mortais repousam no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Com sua imponente arquitetura, a Igreja, em seu exterior, se apresenta com uma torre central e duas laterais. No interior, o teto foi construído em estilo estuque, revestido com pinturas. O piso é composto por ladrilhos em mosaico. Seu ambiente místico e convidativo à oração é facilitado pela presença no presbitério do antigo altar-mor de madeira com a imagem da padroeira Nossa Senhora do Rosário, vindos da antiga capela da localidade e demais imagens sacras e quadros da Via Sacra, somados ao púlpito, mezanino e demais afrescos que enriquecem a nave central.

Nos jardins da Igreja localiza-se a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing SCJ, que chegou a Nereu Ramos em 1983 e, após o falecimento do Padre Antônio Echelmeyer, foi o responsável pela comunidade até o ano de 2005. Faleceu na data de 17 de abril de 2006.


Horário das Santas Missas:
Quartas-feiras: 15 horas
Terças, quintas, sextas e sábados: 19 horas
Domingos: 9h30
Mensalmente, no dia 17, acontecem as Missas pela Beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing às 15 e às 20 horas.

Endereço:
Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397 - Bairro Nereu Ramos
Telefone: (47) 3276-1002
 
 

Noviciado Nossa Senhora de Fátima
A casa de formação foi fundada em 1956 pelo Padre Aloísio Sebastião Boeing SCJ, onde exerceu a missão de mestre de noviços durante 20 anos. Edificada para abrigar a etapa de formação chamada de noviciado (última etapa de formação antes da profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência) serve para este fim até os dias de hoje.
O local, considerado um recanto de fé, que exala espiritualidade, além dos espaços da comunidade religiosa e dos belos jardins, abriga a Gruta Nossa Senhora de Fátima e a Capela. Nesta última são celebradas Missas e Matrimônios.
Além do rio que serpenteia o lugar, existem lagoas e a Via Sacra.
No dia 13 de cada mês (quando são recordadas as aparições de Maria Santíssima em Fátima, Portugal) são celebradas duas Santa Missas na Capela: às 15h30 e às 19h30; ambas precedidas pela recitação do Terço. Semanalmente, nas quintas-feiras, às 19 horas, também é celebrada uma Santa Missa na referida Capela. Nos domingos, às 19 horas, acontece a recitação do Terço na Gruta.

Horários:
Visitação externa, na Gruta e nos jardins, pode ser feita diariamente das 8 às 21 horas.

Endereço:
Rua Padre Aloísio Boeing, 742 - Bairro Barra do Rio Cerro
Telefone: (47) 3376-0559
E-mail: secretarianoviciado@gmail.com
 
 

Seminário Sagrado Coração de Jesus - Corupá (SC)
Da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Seminário SCJ de Corupá destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico romano, que teve sua construção iniciada em 1929 e inaugurada em 1932, sendo a parte antiga uma obra do Padre Jacó Gabriel Lux SCJ.
Entre 1953 e 1970, foram acrescentadas outras construções lideradas pelo Padre Antônio Echelmeyer SCJ, sendo o responsável por mais de 80% de toda a construção do que é o Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Hoje, com aproximadamente 20.000 m² de área construída, numa propriedade de 659.000 m², abriga: Capela, museu, teatro, alojamentos comuns, residência dos padres, fábrica de velas, loja de souvenires, pavilhão de eventos, restaurante e o cemitério dos religiosos e sacerdotes da Congregação SCJ. Além das pastagens, da reserva legal, das lagoas e das áreas destinadas à agricultura, há ainda, uma grande área verde destinada ao turismo, com dois campos de futebol, quadras esportivas e belos jardins temáticos.
Conhecido por muitos como um Recanto de Paz, além de deixar belas recordações pela exuberância da natureza ao seu entorno e pela beleza arquitetônica do prédio, teve, ao longo de sua história, ilustres moradores. Entre eles, o Servo de Deus Padre Aloísio Boeing. Foi seminarista e, posteriormente, formador. Há uma exposição fotográfica sobre sua vida, próximo a loja de souvenires.
Atualmente o Seminário deu lugar à sede da Província Brasileira Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e destaca-se como um dos mais belos cartões-postais do Norte de Santa Catarina.

Horários:
Visita externa: Diariamente,  das 8 às 18 horas
Santa Missa na Capela: Domingo,  às 10 horas
Museu e loja de souvenires: Domingo,  das 10 às 17 horas
Restaurante: Domingo, a partir das 11 horas
Café colonial: Domingos, a partir das 14 horas

Endereço:
Rua Padre Gabriel Lux, 900 - Bairro Seminário - Corupá - (SC)
Telefone: (47) 3375-2083
E-mail: agendamento@seminariodecorupa.com.br
Site: www.seminariodecorupa.com.br
 



 

Monumento de Fé aos Imigrantes
Chiesetta Alpina
Jaraguá do Sul abriga o primeiro Monumento à Fé do Imigrante, a Chiesetta Alpina. Inspirada na milenar Igreja de São Simão Apóstolo, de Vallada Agordina, na província de Belluno, Itália, a Chiesetta é consagrada ao Cristo dos Alpes, única no Brasil, e se constitui numa marcante edificação comemorativa pelo transcurso, em 2011, dos 150 anos da unificação italiana. O monumento é dedicado ao Papa João Paulo I, Albino Luciani, o Papa Sorriso, que é natural das montanhas e de família de emigrantes.
De iniciativa da comunidade italiana, quer homenagear todos os imigrantes que vieram dos países da região dos Alpes e Apeninos. O Morro Boa Vista foi escolhido como local ideal por lembrar as montanhas dolomitas. O movimento pela sua construção iniciou em 2010; a pedra fundamental foi lançada em 2011; em dezembro de 2012 foi inaugurada a primeira etapa das obras. A última etapa das obras foi encerrada com a cerimônia de sua dedicação, no dia 22 de novembro de 2014, com a colocação das janelas, a finalização da torre, a unção do altar feito em pedra dolomita proveniente da Itália, o capitel e a fonte. Em seu interior está um crucifixo do ano de 1700, e uma pintura de São Miguel do renomado pintor e escultor italiano Franco Murer.
Localizada num terreno de 20 mil m², doado por uma família descendente de imigrantes, o projeto da Chiesetta segue as mesmas características das igrejas dos Alpes. A área construída é de 132,35 m² e uma torre de 27 metros de altura. Internamente a Chiesetta tem espaço para 80 pessoas sentadas e em seu entorno, áreas de convívio para visitantes, um bosque com árvores típicas da região alpina, estacionamento, instalações sanitárias, além dos serviços de vigia. Com localização privilegiada, numa altitude de 570 m, é avistada de diversos pontos da cidade.

Horários:
Visitação: de quarta-feira a domingo das 8 às 17 horas.
Missas:  no segundo domingo de cada mês, às 10h30min, seguida de almoço.
O Círculo Italiano de Jaraguá do Sul é a entidade mantenedora do monumento.

Endereço:
Rodovia Municipal JGS 453 - acesso pela Rua Domingos Rosa - Bairro Ilha da Figueira, na subida do Morro Boa Vista.
Telefone do Círculo Italiano: (47) 3370-8636
 



   
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000