Turismo - Sugestões de Roteiros
CENTRO DA CIDADE E PARQUE MALWEE - Tempo estimado de visitação: 8 horas.
* Verificar sua operação junto as empresas de turismo receptivo  da cidade e guias turísticos, que constam nesse site (informações / agências de turismo / Agências de turismo receptivo - Informações / Guias de Turismo)
 
Iniciamos esse roteiro na Avenida Waldemar Grubba, no posto de informações turísticas também conhecido como Casa do Colonizador.
A casa é uma residência edificada em estilo "enxaimel" (colunas de madeira encaixadas, com os vãos preenchidas por tijolos) e originalmente estava situada a rua Epitácio Pessoa, abrigando a primeira farmácia de Jaraguá do Sul. Foi doada a municipalidade pelo empresário Egon da Silva, e a casa foi desmontada e edificada no seu endreço atual. Além do posto de informações turísticas, abriga também um mini-museu com ferramentas e mobiliário da época dos colonizadores. Ao lado da casa está o monumento em homenagem ao centenário de Jaraguá do Sul
Seguindo em direção do centro da cidade, sugerimos como segunda parada o Centro Cultural. Idealizado na década de 80, a construção do centro só foi concluída em 2003 com o apoio das empresas e da comunidade jaraguaenses através da lei rouanet de incentivo a cultura. O Centro Cultural abriga dois teatros, salas de aula e salas de exposições. Ao lado do Centro Cultural, formando um belo conjunto arquitetônico está o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, e atrás dos dois prédios está o bosque cultural.
Iniciando o centro histórico está o Museu WEG, situado no prédio que abrigou a primeira sede da empresa símbolo de orgulho para todos os jaraguaenses. O museu conta a história da empresa WEG aliada ao desenvolvimento econômico e sócio-cultural de Jaraguá do Sul, além de curiosidades sobre o modo de vida da população.
Após o Museu Weg, formando o conjunto arquitetõnico do centro histórico, temos o Mercado Público Municipal, o prédio dos correios, monumento aos expedicionários, a estação ferroviária, galpão da RFFSA, a Igreja Luterana Apóstolo Pedro e o Pátio da Escola Jaraguá.
Próximo do centro histórico temos o Museu Histórico Municipal Emílio da Silva, onde os visitantes podem fazer uma viajem no tempo, de 1876 quando Emílio Carlos Jordan pisou nessas terras pela primeira vez até os dias atuais.
Em seguida encontra-se a Igreja Matriz São Sebastião. Sua beleza imponente e seus belos vitrais chamam a atenção dos visitantes.
Seguindo em direção a pomerode temos o Parque Malwee. Idealizado e construído por Wolfgang Weege, o parque foi doado aos funcionários da empresa malwee malhas. De acesso livre ao público, o parque conta com estacionamento,  três museus, dois restaurantes, campos e quadras poliesportivas, pista de bicicross, diversas lagoas, 12 km de estradas pela mata e ao redos das lagoas e muita tranquilidade para seus visitantes.
 
NEREU RAMOS E SANTA LUZIA - Tempo estimado : Variado, pois depende das atividades que podem ser desenvolvidas nos hotéis da região, e se o turista subir até o Ribeirão Manso
* Verificar sua operação junto as operadoras de turismo receptivo da cidade e guias turísticos, que constam nesse site.
 
Partindo do centro da cidade pela BR 280 sentido Corupá/São Bento do Sul está o bairro Nereu Ramos. Ali, o visitante tem o oportunidade de visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Edificada na década de 50 e restaurada em 2008, é uma das maiores e mais bonitas da região. ao lado da igreja encontra-se a gruta de Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Padre Aloízio Boeing, importante religioso de Jaraguá do Sul.
Seguindo sentido a localidade de ribeirão Grande do Norte, encontramos a capela de Santo antônio, que tem como particulariedade uma ds torres maior do que a outra.
Um pouco a frente encontramos a Casa Eurides Silveira. Edificada em 1912 e em excelente estado de conservação, a casa é uma residência típica dos colonizadores italianos. é permitida apenas a visitação externa.
Seguindo em direção a Santa Luzia, encontram-se dois hotéis, o hotel Vale das Pedras e o ribeirão Grande Eco Resort Spa.
O Vale das pedras desenvolve atividades de esportes de aventura, arvorismo e tirolesa, mini-fazenda e passios de charrete, mini golfe outras atividades, que devem ser agendadas com antecedência, sendo que algumas são exclusivas para hóspedes.
O Ribeirão Grande Eco Resort Spa, além de atividades ao ar livre como tirolesa, passeios a cavalo e pedalinhos, possui também diversas terapias relaxantes como shiatsu, massagens, quiropraxia, reiki, yoga, etc, sendo que essas terapias necessitam de agendamento mínimo de 12 horas.
Seguindo em frente, é necessário atravessar a serrinha para chegar a Santa Luzia. Recomendamos as pessoas que trafeguem devagar tanto na subida como na descida, pois mesmo com manutenção permanente, a estrada é muito sinuosa.
Chegando em Santa Luzia o visitante pode conhecer a Capela Duquesa de Chartres e o Museu di Ferramenta D'affari dei Nonni, que possui um importante acervo referente a colonização italiana na localidade. Seguindo em direção ao alto da serra, lindas paisagens, rios e cachoeiras nos acompanham até a localidade de Ribeirão Manso, localidade de Jaraguá do sul no Planalto norte de Santa Catarina, onde há uma pousada (01 chalé) com capacidade para 12 pessoas.
Descendo a serra e voltando para Santa Luzia, seguindo em direção ao centro da cidade o visitante vai poder conhecer ainda a belíssima Igreja de São João, onde a festa do padroeiro realizada sempre no mês de junho já teve uma das maiores fogueiras de São João do Mundo.
 

 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000